Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Em janeiro, Secretaria de Saúde capturou 12 escorpiões em Maringá


Por Nailena Faian Publicado 14/02/2019 às 16h51 Atualizado 20/02/2023 às 01h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As altas temperaturas favorecem a disseminação de escorpiões. Em janeiro, com a temperatura máxima ultrapassando os 30ºC quase todos os dias em Maringá, a Secretaria de Saúde capturou 12 escorpiões, sendo dez amarelos – o mais perigoso – e dois pretos.

Por meio da Ouvidoria Municipal (156), foram registradas 28 reclamações de aparecimento de escorpiões no mês passado. O número é baixo comparado ao mesmo mês do ano anterior, quando foram registradas 125 reclamações. Segundo a gerência de Zoonoses, em janeiro de 2018, 9 pessoas foram picadas por escorpião. Neste ano, o mês não contabilizou acidentes com o animal peçonhento.

Das 28 reclamações de janeiro, a maioria se concentra na zona norte de Maringá. Duas reclamações são do Jardim Alvorada, sendo as demais em outros bairros (veja lista abaixo).

Uma moradora da Zona 7, encontrou, recentemente, um escorpião em uma praça em frente à casa dela. “Minha gata estava tentando pegá-lo, mais eu vi e não deixei”, contou Lucilda.

  • Bairros com reclamações de aparecimento de escorpião em janeiro de 2019

– Jd. Alvorada 
– Jd. Alvorada III 
– Jd. Indaia 
– Jd. Novo Alvorada 
– Jd. Oasis 
– Jd. Paulista 
– Jd. Pinheiros 
– VilaSanta Isabel 
– VilaSanto Antonio 
– Zona 06 
– Zona 07 
– Jd. Dias 
– Gleba Patr. Maringa 

Recomendações
Ao encontrar um escorpião, a recomendação é eliminar e capturar o animal de forma segura. Caso contrário, a orientação é ligar para o 156 ou 160 (Disque-Saúde) para a retirada do animal. Mesmo que você mate o escorpiãol, é importante ligar na Ouvidora Municipal e relatar o aparecimento para que a prefeitura monitore as ocorrências e possa definir estratégias de ação.

Em caso de picada de escorpião, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital Universitário que possui o Centro de Controle de Intoxicações, referência no atendimento.

Em novembro do ano passado, a prefeitura fez um mutirão de abertura de bocas de lobo no Jardim Itália, um dos quatro bairros que mais registrou reclamações de aparecimento de escorpião em 2018. No total, foram 1.222 reclamações atendidas e 180 pessoas picadas naquele ano. Os bairros que com maior incidência foram o Jardim Alvorada, Jardim Novo Oásis, Vila Morangueira e Jardim Ebenezer.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Cine Belas Artes tem sessão de clássico ‘Yellow Submarine’ com trilha sonora ao vivo; saiba mais


O cinema REAG Belas Artes, em São Paulo, realizará uma sessão de Yellow Submarine com trilha sonora tocada ao vivo…


O cinema REAG Belas Artes, em São Paulo, realizará uma sessão de Yellow Submarine com trilha sonora tocada ao vivo…

Geral

Mãe e filho suspeitos de duplo assassinato em Mato Grosso se entregam à polícia


A pecuarista Inês Gemilaki e o filho dela, o médico Bruno Gemilaki Dal Poz, apontados como autores de um duplo…


A pecuarista Inês Gemilaki e o filho dela, o médico Bruno Gemilaki Dal Poz, apontados como autores de um duplo…