Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Lavanderia é suspeita de poluir córrego Cleópatra, em Maringá; VÍDEO


Por Redação GMC Online Publicado 26/03/2019 às 20h35 Atualizado 20/02/2023 às 19h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), da Prefeitura de Maringá, estão investigando suposto despejo irregular no córrego Cleópatra. A responsável seria uma lavanderia.

Na última quinta-feira (21) os técnicos da Sema estiveram no local para colher amostras dos resíduos lançados no córrego para determinar se está dentro dos parâmetros aceitáveis ou se há a presença de eventuais substâncias contaminantes.

De acordo com a prefeitura, os resíduos são produzidos pelo processo da lavagem industrial de tecidos de uma lavanderia e a análise ainda não foi concluída.

Ainda segundo a prefeitura, o Instituto de Água e Terra (IAT), órgão que libera a concessão da licença ambiental, já foi notificado do problema. “O órgão desaconselhou o embargo da emissão de efluentes no córrego, como pretendia a Sema, alegando falta de indícios suficientes para consolidar a medida e recomendou que fosse aguardado a conclusão dos laudos laboratoriais”, diz a nota da prefeitura.

A reportagem não conseguiu contato com o órgão até o fechamento desta reportagem.

Segundo a prefeitura, na manhã desta terça-feira (26), técnicos estiveram no local e constataram que a situação estava normal, ou seja, as águas do córrego estavam aparentemente limpas.

A empresa foi notificada pela Secretaria do Meio Ambiente a cessar o lançamento de qualquer efluente em desconformidade com o disposto no processo de licenciamento até a conclusão das análises das amostras.

Vídeo de uma moradora da região do córrego mostra a água com coloração fora do normal. De acordo com ela, o despejo do resíduo provoca mau cheiro. 

Atualização: A matéria foi atualizada às 22h para corrigir informação passada pela Sema. O despejo irregular não teria ocorrido no Ribeirão Pinguim, mas sim no córrego Cleópatra.

Vídeo: Divulgação/PMM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação