Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Prefeitura recebe 1.079 comunicados de escorpiões em imóveis


Por Redação GMC Publicado 19/11/2019 às 14h05 Atualizado 25/02/2023 às 01h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria de Saúde de Maringá registrou neste ano 1.079 comunicados de presença de escorpião nas residências. Ainda que o poder público realize ações preventivas, a prefeitura reforça que o cidadão deve fazer sua parte e praticar medidas simples, mas eficazes para prevenção, como a limpeza de quintais e vedação de portas e janelas.

Dentro das residências, os animais se escondem principalmente em ambientes mais úmidos como banheiros e áreas de serviço. Também se alojam em muros, divisas de imóveis, entulhos, bueiros, assoalhos em casas de madeira, até mesmo em sapatos e roupas.

Com 643 casos, o escorpião mais recolhido em Maringá é o amarelo (Tityus serrulatus). De hábito noturno, seu veneno tem potencial para causar acidentes graves, colocando em risco principalmente crianças e idosos. A dificuldade no controle também se dá por se reproduzir espontaneamente, sem a necessidade de acasalamento.

Todos os dias a Saúde realiza buscas ativas no entorno de residências e locais públicos. Junto com 150 agentes da dengue também treinados para o combate ao escorpião, equipes capacitadas contam ainda com apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) nos casos de remoção de materiais pesados como entulhos e tampa de bueiros.

Ao encontrar o animal, a comunidade deve contatar a Ouvidoria da Saúde pelo fone 160 informando endereço para visita e orientação de agentes de zoonoses. A medida auxilia o trabalho do município para controle e prevenção. Já em casos de acidentes, deve-se procurar uma UBS e em casos mais graves, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação