Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Primavera deste ano deve ser mais quente que a de 2017


Por Letícia Tristão Publicado 21/09/2018 às 18h36 Atualizado 18/02/2023 às 09h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A primavera começa às 22h54 deste sábado (22) e termina no dia 21 de dezembro às 19h23. Uma das principais características da estação são as pancadas de chuva isoladas e o calor. De acordo com o coordenador da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Zandonadi, a primavera este ano em Maringá deve ser mais quente que em 2017.

Isso porque a partir do final de outubro, o fenômeno El Niño deve se configurar, aumentando significativamente a temperatura. O El Niño aquece de forma anormal as águas superficiais no Oceano Pacífico tropical, o que altera os padrões do vento, das temperaturas e das chuvas.

“A tendência é que a chuva volte isolada, mais ao fim da tarde, em forma de pancada. E a temperatura deve ser mais alta principalmente após outubro”, explica.

Leandro destaca que outubro ainda é um mês de transição entre o inverno e a primavera. Por isso, a temperatura não deve alterar tanto e as massas de ar frio ainda podem aparecer ao longo do mês. A mudança mesmo será no mês de novembro, quando a estação estará mais estabilizada.

Segundo dados da Estação Climatológica da UEM, nos três meses da primavera deve chover em torno de 501 milímetros. A média esperada para outubro é de 160 milímetros, enquanto para novembro são 144 e para dezembro, 197 milímetros. Mas, segundo Zandonadi, em dezembro deve chover mais em função do El Niño.

Com relação às temperaturas, em novembro e dezembro, as máximas com certeza devem passar dos 30°C, conforme Zandonadi. Já em outubro, a média é de temperatura máxima em torno dos 29°C.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação