Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Procon deve entrar com ação coletiva contra a Sanepar esta semana


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/10/2018 às 14h58 Atualizado 18/02/2023 às 18h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Procon de Maringá deve entrar com ação coletiva contra a Sanepar ainda nesta semana. 15% das 130 mil unidades consumidoras da cidade pagam tarifa mínima. Por lei municipal, elas devem pagar apenas pelo que consomem. Mas a companhia de abastecimento segue um decreto estadual e já avisou que não vai cumprir a lei municipal.

A legislação que acaba com a tarifa mínima começou a valer dia 27 de setembro. Mas só para as novas leituras de consumo. Como a Sanepar faz leitura de 25 a 35 dias, quem recebeu a tarifa mínima a partir do dia 22 deste mês, já poderia estar pagando menos. A tarifa mínima é de R$ 62,25. E é cobrada de quem consome até cinco metros cúbicos de água. São quase 20 mil consumidores.

O diretor do Procon, Felipe Martins, diz que o caminho agora será acionar a empresa. A ideia é ajuizar ações coletivas a partir desta semana.

Segundo a Sanepar, a tarifa mínima é necessária para custear a logística do sistema.

Ouça a reportagem completa

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação