Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Rede estadual: 25 mil alunos voltam às aulas nesta quarta em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 05/02/2020 às 11h36 Atualizado 24/02/2023 às 02h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

25.165 alunos da rede estadual de educação voltam às aulas em Maringá nesta quarta-feira, 5. São 32 escolas dos ensinos fundamental e médio e mais dois ceebjas (colégios com educação para jovens e adultos) recebendo os estudantes para o ano letivo. Os números são do Núcleo Regional de Educação de Maringá. 

Em toda a área de atuação do núcleo, que é responsável por Maringá e mais 24 cidades da região, são 60.605 alunos matriculados nos ensinos fundamental 1 e 2, médio, profissionalizante e EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Nos corredores das 2.143 escolas de todo o Paraná, a movimentação também é grande para os últimos preparativos para receber os mais de 1 milhão de alunos que retornam às aulas. A semana começou com as atividades de Estudo e Planejamento, momento em que todos os servidores da educação se reúnem nas escolas para planejar as ações pedagógicas com foco na aprendizagem e no combate ao abandono escolar.

Os dias de Estudo e Planejamento encerram um período de cerca de 40 dias de mobilização, capacitação e esforço coletivo para garantir um retorno tranquilo para todos os estudantes. O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, destaca que o período de férias escolares dos alunos é de trabalho intenso para a rede de educação.

“A preparação é intensa. As escolas receberam uma cota extra do Fundo Rotativo para fazer os últimos ajustes, fizemos a entrega do primeiro lote da merenda escolar e os reparos necessários na infraestrutura. O planejamento pedagógico é enorme, com o alinhamento das ações e dos planos de aula. Estamos prontos para um ano letivo de muito aprendizado”, afirma Feder.

Prova Paraná

A primeira grande ação pedagógica do ano letivo de 2020 será a Prova Paraná, que acontece no dia 18 de fevereiro em todas as escolas da rede estadual e também nas escolas das redes municipais que optaram pela adesão ao programa.

Participam da Prova Paraná todos os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Médio. A prova terá questões de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. A previsão é que cerca de 1,2 milhão de alunos paranaenses façam a Prova Paraná.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação