Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Restaurada, ‘Maria Fumaça’ será apresentada no dia 6 de fevereiro


Por Redação GMC Publicado 30/01/2019 às 17h47 Atualizado 19/02/2023 às 19h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A locomotiva “Maria Fumaça” do Parque do Ingá foi restaurada e será apresentada ao público no dia 6 de fevereiro. O evento será realizado a partir das 20h, com apresentações teatrais que ressaltam a importância da máquina na formação do município.

O secretário de Cultura, Miguel Fernando, explica que após meses de restauro, o trabalho devolve as cores originais à locomotiva. “Para chegarmos as tonalidades específicas de amarelo, preto e vermelho, houve uma intensa pesquisa histórica. Observamos que ao longo do tempo ocorreu sobreposição de tintas, afetando a originalidade da locomotiva”, detalha.

Uma outra medida realizada pela Secretaria de Cultura é o tombamento da máquina que visa preservar a locomotiva de intervenções que venham a destruí-la ou descaracterizá-la.

O início de ações para a revitalização e preservação da “Maria Fumaça” ocorreu em 2017, quando começados os processos licitatórios para a revitalização da Maria Fumaça e da estação simbólica que abriga a máquina.

Foram investidos mais de R$ 56 mil para reforma da estação da locomotiva. A intervenção contemplou a substituição da cobertura de madeira por estrutura metálica, restauração de esquadrias, paredes e grades, iluminação, entre outras ações, para intensificar a preservação da locomotiva contra sol e chuva.

Já o restauro da locomotiva contou com pouco mais de R$ 113 mil e recebeu aplicação de produtos removedores de tintas, lavagem completa com produtos desengraxantes de alta performance, desmontagem das peças e detalhes restaurados em oficina e polimento do sino e demais peças em bronze.

História

A “Maria Fumaça” foi fabricada no final do século XIX, nos Estados Unidos, na Filadélfia, e está entre as 14 locomotivas a vapor remanescentes no Paraná. Conduzida pelo maquinista José Mariano, chegou em Maringá no dia 31 de janeiro de 1954 para inaugurar a estação ferroviária do município.

A estação funcionou 37 anos, de 1954 a 1991, e demolida para dar espaço ao projeto de ocupação do Novo Centro. “Infelizmente dela não restou nenhum vestígio. Com o tombamento teremos preservada a 1ª locomotiva que inaugurou a estação, fundamental para o desenvolvimento do município”, enfatiza Miguel Fernando.

Após quase duas décadas em operação, em 1973, a locomotiva foi transferida para o Parque do Ingá, exposta como objeto histórico, sendo doada pelo pelo engenheiro Renato Meister. O transporte da locomotiva da estação ferroviária resultou em uma grande operação comandada por Sílvio Alves Moura, um dos primeiros servidores da Prefeitura.

A operação foi feita em trilhos provisórios, instalados trecho por trecho pelas avenidas Tamandaré e São Paulo, por um trator que puxou a locomotiva. Em agosto de 1984 foi alocada na Estação dos Pioneiros onde está até hoje.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação