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19 de abril de 2024

Robô criado em Maringá será vendido pela Polishop


Por Redação GMC Publicado 22/08/2019 às 11h51 Atualizado 23/02/2023 às 23h29
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O Tinbot, um robô assistente e interativo desenvolvido pelo DB1 Group, de Maringá, recebeu uma proposta de negócios e será vendido em todas as plataformas da Polishop.

A proposta foi feita por João Appolinário, fundador e CEO da Polishop, durante o episódio da quarta temporada do Shark Tank Brasil, que foi ao ar na sexta-feira (16), pelo Sony Channel.

“Olá tubarões, eu sou o Tinbot e posso ser programado para qualquer função, inclusive para ser um ‘tubarão’, só me falta o dinheiro. Hehehehe!”, brincou o robô, ao se apresentar para os empresários investidores que participam do programa e que são chamados de “tubarões”.

A proposta feita por Appolinário foi de participar da estratégia de vendas, disponibilizando o Tinbot nas 300 lojas da marca e também no e-commerce (www.polishop.com.br). Além disso, o robô será veiculado nos canais da Polishop TV, um programa de vendas que divulga os produtos da Polishop 24 horas por dia.

Em troca, o “tubarão” ficará com 10% de royalties até que as vendas atinjam R$ 18 milhões. A partir de então, ele terá 10% de equity (participação na Tinbot Robótica).

Antes, Rogério de Souza, CINO (Chief Innovation Officer) do DB1 Group e diretor executivo da Tinbot Robótica fereceu 5% da startup desenvolvedora do robô por R$ 1,8 milhão.

Durante o programa, o robô interagiu com Cristiana Arcangeli, empresária serial do segmento de moda, beleza e bem-estar e brincou dizendo que “como não tenho boca, você não pode me ajudar como dentista (sua antiga carreira). O que eu preciso é você como parceira”. Ela disse que gostou da piscadinha no final da conversa.

Marco Diniz Garcia Gomes, product leader da Tinbot Robótica e desenvolvedor do Tinbot, explicou que criou o robô a partir de sua paixão por robótica e do desejo de aliar esta prática ao desenvolvimento de software, profissão que ocupava anteriormente no DB1 Group.

“Ele começou com um protótipo construído inicialmente com palitos de sorvete e formas de empada, e a área de inovação da empresa acelerou a ideia por meio de uma parceria”, destacou ele, ressaltando que o software foi desenvolvido na empresa, assim como a plataforma online que integra o robô e permite que o cliente programe e personalize o Tinbot de forma simples e intuitiva.

Luiza Trajano, presidente do Conselho de administração do Magazine Luiza e que virou “tubarão” por um dia neste episódio do Shark Tank, perguntou se a empresa seria capaz de desenvolver a Lu, vendedora virtual do Magazine Luiza, com o design e a personalidade da assistente.

“Como o Tinbot é voltado para empresas, é extremamente importante que ele seja totalmente customizável, assumindo outro nome se necessário. Inclusive, as empresas não são obrigadas a utilizar a inteligência artificial que vem com o robô. Se o interessado já tem o sistema de inteligência, o da Lu por exemplo, com perguntas e respostas, é possível utilizar o Tinbot como sendo a interface física para dar expressão e personalidade”, respondeu Gomes.

Sobre o programa

O Shark Tank Brasil oferece a empreendedores a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para grandes investidores, os “tubarões”, e assim conseguir fundos de investimento.

Baseado na versão japonesa “Dragons ‘Den”, o reality de negócios que é distribuído mundialmente pela Sony, chega à sua quarta temporada no Brasil. Ao longo das últimas três temporadas, já foram produzidos 45 episódios com 180 pitches de empreendedores.

Sobre o robô

O projeto do Tinbot foi iniciado em junho de 2016. De porte pequeno e com design cativante, o robô conta com fala natural em português, reconhecimento facial de voz, gestos e expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada. Permite ainda que cada empresa personalize e programe a plataforma de acordo com suas necessidades.

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