Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Secretaria da Saúde abre Campanha de Vacinação na segunda-feira


Por Redação GMC Publicado 03/08/2018 às 14h43 Atualizado 17/02/2023 às 21h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria de Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo na próxima segunda, 6, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacinação da secretaria.

A campanha segue até 31 de agosto. Dia 18 de agosto (sábado) será a mobilização nacional. UBSs e a Sala de Vacina da secretaria ficarão abertas das 8 às 17 horas. Tem direito a vacina crianças com idade entre um e menores de cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.

A coordenadora da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, Edlene Goes, explica que os pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos. “É muito importante que os pais e responsáveis compareçam aos locais de vacinação com as crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, disse.

A meta para Maringá é imunizar 95% da população-alvo (17.265 crianças). No Brasil a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 11,2 milhões de crianças. Objetivo é aumentar coberturas vacinais para evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no país. As vacinas estarão disponíveis de segunda à sexta, nas 34 UBSs e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde durante o horário normal de atendimento de cada local.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Poliomielite

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Os sintomas mais comuns são dor na garganta e na cabeça, vômitos, mal-estar, dor nas costas e meningite. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomelite: crianças com idade entre um e menores de cinco anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Contra o sarampo: crianças com idade entre um e menores de cinco anos independentemente de quantas doses já tomou.

Leia mais notícias sobre Maringá.

Por Diretoria de Comunicação/PMM

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação