Fechar

Maringá

Prevenção

Saúde realiza mais de 90 testes rápidos de IST's

Publicado por Redação GMC,, 15:48 - 15 de Junho de 2018

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidade Básica de Saúde (UBS) Aclimação, realizou mais de 90 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em dois dias de ação (8 e 15 de junho). A campanha foi realizada na UBS Aclimação (Unicesumar).


A escolha do local buscou atingir a comunidade universitária, em sua maioria jovem, que indica maior número de diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST′s) no município.


A enfermeira do CTA, Suelen Teixeira Faria, diz que as ações externas de testagem e prevenção têm sido efetivas e devem acontecer em outros locais. "Muitas pessoas que realizaram os testes nestes dois dias tiveram diagnóstico confirmado para alguma das infecções. Só nesta manhã (15), quatro pacientes indicaram presença do vírus da Sífilis", disse.


Os testes rápidos ficam prontos em 30 minutos. A entrega, sigilosa, acompanha trabalho de educação sexual feito pelos servidores. Se o teste indica infecção, o paciente é orientado a realizar o exame laboratorial no CTA e confirmar o diagnóstico. A partir disto são direcionados tratamentos.


"Toda pessoa sexualmente ativa está sujeita a contrair IST′s se não usar preservativos. A segurança é responsabilidade de ambos os envolvidos na relação", ressalta Suelen.


Campanhas como esta integram as ações do município de descentralização do atendimento em saúde. O CTA, localizado na Policlínica Sul (Rua Tabaete, nº 396), realiza testes de IST′s por livre demanda de segunda a quinta, das 7h30 às 16h. O diagnóstico também pode ser obtido nas UBS′s, que realizam testes a partir de agendamento.


Em 2018, foram realizados 3.139 exames de HIV no município, destes, 57 apresentaram o vírus no organismo. Dos 3203 testes de Sífilis, 181 indicaram carga viral. Outros 3030 testes de Hepatite B apontaram 13 portadores e dos 3.073 exames de Hepatite C, 34 tinham o vírus.


Por: Prefeitura de Maringá


 

Bloco de Imagem

Os testes rápidos ficam prontos em 30 minutos. (Foto: Márcio Naka/PMM)

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo