Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Setor imobiliário tem crescimento em 2018 em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 23/01/2019 às 10h19 Atualizado 19/02/2023 às 17h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O ano passado foi de bons negócios para o mercado imobiliário de Maringá. A retomada da economia e a confiança do consumidor auxiliaram o crescimento do segmento na cidade. Segundo o Sindicato das Empresas Imobiliaristas (Secovi), o volume de imóveis ofertados aumentou mais de 20% em 2018, no comparativo com 2017. Os dados não são relativos às vendas ou aluguéis porque nem toda empresa informa ao sindicato se conseguiu fazer negócio, mas indicam que a situação ficou boa.

Um crescimento expressivo, avaliou Reginaldo Lamim, presidente do Secovi de Maringá e região.

Empresários do setor comemoram. O diretor de uma imobiliária Téo Granado falou que 2017 não foi ruim; só que 2018 foi um ponto fora da curva. Na empresa dele, o crescimento nas vendas foi de 25% no ano passado. 

A movimentação no setor é boa também para o caixa da Prefeitura de Maringá. O município arrecadou R$ 54,4 milhões com o Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). De modo geral, a taxa deve ser paga quando houver a transmissão de um imóvel entre pessoas físicas.

No comparativo com 2017, o aumento em 2018 foi de 29% – quantia significativa, avaliou o secretário municipal de Fazenda, Orlando Chiqueto.

Para 2019, empresários do setor estão animados. A proposta de maior abertura da economia é o principal motivo.

Ouça a reportagem completa

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação