Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Sinal analógico de TV é desligado, mas distribuição de kits continua


Por Monique Manganaro Publicado 29/11/2018 às 12h50 Atualizado 19/02/2023 às 04h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Às 23h59 desta quarta-feira (28), o sinal analógico de TV foi desligado em 155 cidades do oeste do Paraná. A decisão foi tomada após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 92% da população da região já estava preparada para receber o sinal digital.

Mesmo com o desligamento, a distribuição dos kits de conversor e antena digitais continua, segundo informações da gerente regional da Seja Digital, Sandra Frasson. “Até 28 de dezembro, as pessoas ainda têm a possibilidade de fazer o agendamento e retirar o seu kit gratuito”, diz. Conforme explica, em toda a região (Maringá e mais 48 cidades), aproximadamente 115 mil kits estavam disponíveis para distribuição. Em Maringá, especificamente, eram 25 mil equipamentos. Destes, foram entregues cerca de 16 mil, 69% da quantidade disponibilizada.

Segundo Sandra, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, realizou pesquisas na região para saber a quantidade de imóveis que mantinham o sinal analógico. 90 dias antes do desligamento, 82% das residências das 49 cidades já estavam com o sinal digital. Nesta quarta-feira, quando o sinal analógico acabou, alcançaram o número de 92% de casas com o sinal digital instalado e funcionando normalmente. “Em 90 dias, a gente cresceu dez pontos percentuais nessa pesquisa”, avalia.

De acordo com ela, a prorrogação do prazo ocorre justamente para atingir esses 8% de residências que ainda não migraram para o sinal digital. “A ideia é que até o dia 28 de dezembro toda a região esteja 100% digital.” Sandra comenta que em todas as regiões em que houve o desligamento do sinal analógico, o prazo de entrega dos kits foi prorrogado e, após esse tempo extra, o percentual esperado foi atingido.

Conforme a gerente, a ideia é que todo o Brasil esteja digitalizado até 2023. Até o momento, aproximadamente 800 cidades já fizeram a migração no país. “Todas as capitais e regiões metropolitanas já foram desligadas. Até o dia 5 de dezembro, a gente desliga mais 23 regiões do país e ainda vão faltar algumas cidades.” No Paraná, pouco mais de 50% das cidades foram desligadas.

Ela explica que é possível saber a data exata que cada região será desligada. O morador precisa acessar o site da Seja Digital e inserir o nome da cidade no campo que aparece no canto superior direito da tela.

Qualidade

“O sinal digital traz mais qualidade de imagem e som, então, imagem com mais nitidez, som com mais qualidade. E, também, com a mudança, com a permanência apenas do sinal digital, é feito um remanejamento na frequência, já que os canais analógicos são eliminados e os digitais remanejados, e sobra, então, um espaço nessa frequência, de 700MHz, que vai ser cedido para as operadoras de telefonia melhorarem a internet 4G”, explica.

Kits gratuitos

As famílias inscritas em programas sociais do governo federal podem receber gratuitamente o kit de conversor e antena digitais. Para isso, é preciso entrar em contato pelo telefone 147 (a ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora do dia), ou acessar o site da Seja Digital com o número do NIS. Assim é possível verificar se a pessoa tem direito e agendar a retirada dos equipamentos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação