Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Testes para hepatite C serão feitos de graça em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 25/07/2019 às 21h27 Atualizado 23/02/2023 às 15h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cerca de 328 milhões de pessoas no mundo inteiro estão contaminadas com os vírus das hepatites B e C, representando a maior epidemia da humanidade atualmente. Silenciosa e extremamente perigosa, a hepatite C geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade.

Quando os sintomas aparecem, a doença já encontra-se em estágio avançado, podendo evoluir para uma cirrose, insuficiência hepática e até câncer. Em estágios iniciais, no entanto, cerca de 90% dos casos de hepatite C são curáveis, daí a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença.

No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no próximo domingo, dia 28 de julho, o Rotarys Clubes de Maringá irão disponibilizar 600 kits de testagem rápida de hepatite C, para quem quiser descobrir se é portador da doença. A ação é gratuita e será montada em frente ao Parque do Ingá, das 9 às 12 horas, próximo às barracas de artesanato. Semelhante ao teste de diabetes, é necessário apenas uma gotinha de sangue para descobrir, na hora, se a pessoa tem o vírus.

“Nós apoiamos várias causas, entre elas a prevenção e tratamento de doenças. Trabalhamos muito pela erradicação da poliomielite no mundo, e agora que estamos próximos de conseguir isso, estamos abraçando também a campanha contra a hepatite C. Queremos ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de se fazer os exames e descobrir a doença precocemente”, diz Giuseppe Zuliani Martin, responsável pela imagem pública dos Rotarys de Maringá envolvidos na ação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial estejam infectados pelo vírus da hepatite C. A transmissão ocorre através de sangue, seja por transfusões, contato direto ou compartilhamento de seringas e outros materiais cortantes. No ato sexual, se existir contato com sangue devido a pequenos ferimentos em ambos os parceiros, o contágio é altamente provável.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação