Fechar

Maringá

História

Tobogã instalado na Tiradentes e outras imagens inusitadas de Maringá

Publicado por Redação GMC, com Projeto Maringá Histórica, 08:40 - 03 de Maio de 2019

Um carro realizando manobras radicais em plena Avenida Getúlio Vargas? Um gigantesco tobogã instalado ao fundo da Catedral? Cenas como estas são tão inusitadas quanto desconhecidas. No entanto, elas fizeram parte da história de Maringá. E o melhor: foram eternizadas em fotografias.


Confira estes e outros fatos no mínimo “diferentes” registrados em Maringá e que fazem parte do acervo do projeto Maringá Histórica.


Carro sobre duas rodas

Bloco de Imagem carro

Fonte: Museu Esportivo de Maringá / Acervo Maringá Histórica

O Maringá Histórica traz o flagrante raro de uma manobra radical promovida pelo motorista de um Simca Chambord 1963. Sobre duas rodas, o veículo se exibe na Avenida Getúlio Vargas. O fato ocorreu na primeira metade da década de 1960 e possivelmente fez parte de um evento da concessionária Disma, instalada na cidade.


Carrossel

Bloco de Imagem

Fonte: Acervo da Folha do Norte do Paraná / Museu Esportivo de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Nem a chuva tirou o ânimo dos maringaenses em andar em um carrossel instalado em algum lugar da cidade. Imagina-se, segundo pesquisa do Maringá Histórica, que a imagem date da década de 1960. O local também é incerto, porém, acredita-se que o carrossel tenha ficado em frente à atual Câmara Municipal.


Rasante de avião

Bloco de Imagem

Fonte: Foto Maringá / Foto - Kenji Ueta / Museu Unicesumar / Acervo Maringá Histórica.

Rápido no clique, Kenji Ueta fotografou o exato momento em que um Douglas DC-3, da Real Aerovias, faz um voo rasante pela Avenida Brasil. De acordo com o Maringá Histórica, a performance possivelmente foi realizada durante as festividades de aniversário de Maringá, em maio de 1955.


Tobogã

Bloco de Imagem

Fonte: Museu Unicesumar / Acervo Maringá Histórica.

Lugar de tobogã é em clube ou parque de diversões, certo? Errado. No fim dos anos de 1960, na Avenida Tiradentes, um tobogã gigantesco era administrado pela Toboganlândia Maringá, que segundo o Maringá Histórica, pertencia a Caetano Morelli. O tobogã ficava aos fundos das Catedrais. Isso mesmo, no plural. É que a atual Catedral estava em construção e a Catedral de madeira ainda funcionava.

Bloco de Imagem

Anúncio da empresa veiculado em função dos 25 anos de Maringá, em 1972. Fonte: Museu Unicesumar / Acervo Maringá Histórica

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo