Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Usina Santa Terezinha entra com pedido de recuperação judicial


Por Redação GMC Online Publicado 22/03/2019 às 18h47 Atualizado 20/02/2023 às 17h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Sediada em Maringá, a Usina Santa Terezinha (Usaçucar) entrou com pedido de recuperação judicial na noite desta quinta-feira (21). Conforme notícia publicada no site Valor Econômico, problemas nas negociações com bancos credores motivaram a decisão. 

A Usaçucar é a maior companhia sucroalcooleira do Paraná e uma das dez maiores do Brasil. De acordo com o processo de recuperação judicial, a usina tem uma dívida de mais de R$ 4 bilhões. No total, são 11.400 funcionários. Só em Maringá, que conta com uma unidade corporativa, logística e uma unidade industrial no distrito de Iguatemi, são cerca de 1.500 trabalhadores.

De acordo com o Valor Econômico, a usina fez o pedido de recuperação judicial depois de descobrir que o banco Votorantim entrou com três pedidos de execução na Justiça. A usina deve ao banco cerca de R$ 150 milhões. O fato pegou a empresa de surpresa, pois ela estava quase assinando um acordo de renegociação dos termos de sua dívida com 18 bancos credores, entre eles estaria o próprio Votorantim.

Com a entrada na recuperação judicial, as negociações terão que recomeçar do zero. 

O jornal Valor Econômico apurou que a dívida da usina é com bancos e que praticamente não há débitos com fornecedores nem impostos vencidos. Também afirmou que atraso com credores trabalhistas seriam pouco representativos.

O Valor explica que a empresa está enfrentando problemas com falta de cana por conta de adversidades climáticas. “De suas 11 usinas, três não operaram na safra 2018/19. A empresa processou 14 milhões de toneladas de cana neste ciclo, mas já chegou a moer 18 milhões de toneladas na safra 2016/17”, diz o jornal.  Para a temporada de 2019/20, com início em abril, a empresa vai suspender a moagem na na Usina Moreira Sales. 

Empresa

Em nota, a empresa afirma que “o principal motivo desta medida é permitir a continuidade das atividades operacionais e preservar os empregos gerados direta e indiretamente […]”.

A empresa também afirma que nos últimos meses tentou solução amigável com os credores financeiros. “Contudo, a demora na resolução da solução negocial e extrajudicial , adicionado ao cenário comercial de extrema adversidade decorrente de uma contínua deterioração dos preços do açúcar VHP no mercado internacional (principal produto comercializado), e a quebra de safra da cana-de-açúcar ocasionada por intempéries climáticas trouxeram impactos severos para a empresa”, diz a nota.

O que é recuperação judicial?

Em entrevista ao portal GMC Online, o advogado e professor universitário Henrique Meyer explicou que essa é uma medida que a empresa recorre para tentar sobreviver no mercado. 

“O pedido de RJ não é de encerramento, mas um fôlego que a empresa tenta diante do poder judiciário, através da lei 11.101 de 2005, na qual a empresa coloca no processo todas as razõees pelas quais se sujeitaram ao longo dos tempos até chegar na eminente crise financeira”, explica. 

O advogado lembra que o mercado sucroalcoleiro vem enfrentando dificuldades ao longo dos últimos anos, principalmente por conta da alta do dólar e da estabilidade do preço. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação