Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Vacinação contra gripe é prorrogada até 23 de junho


Por Creative Hut Publicado 15/06/2018 às 17h46 Atualizado 17/02/2023 às 14h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A campanha de vacinação contra gripe (influenza), que seria finalizada nesta sexta (15), será prorrogada até o próximo sábado 23 de junho. O ‘Dia D’ será no dia 23, quando todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Sala da Vacina estarão de plantão, das 8h às 17h. A decisão da Secretária de Saúde em estender o prazo de vacinação é para alcançar maior público e atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Dos 125. 386 que têm direito a vacina, 106.768 tomaram. O grupo de idosos e de professores foram os únicos que superaram a meta, ultrapassando as expectativas. Eram esperados cerca de 44 mil idosos para tomar a vacina e mais de 46 mil aplicaram. Tiveram cerca de 300 professores a mais que procuraram a imunização, dos 4.144 esperados, 4.405 receberam a dose.

Gestantes são as que menos buscaram a imunização, com 61,39% da cobertura e as crianças (6 meses a 4 anos), com 66,28%. A coordenadora de imunobiológicos, Edlene Aceti Goes, lembra que as crianças que receberam a vacina pela primeira vez em 2018 precisam receber a 2ª dose após 30 dias da primeira.

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância da vacina e alerta para as baixas temperaturas, que favorecem os riscos de pegar gripe, pois a transmissão aumenta com os ambientes aglomerados. A dose pode ser tomada mesmo se a pessoa estiver com gripe, inclusive ingerindo medicamentos. A vacina só adiada se o paciente estiver com febre alta sem saber a origem.

Podem se vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, professores das redes pública e privada, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas mediante prescrição médica, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. A vacina é contra indicada aos alérgicos a ovo. Necessário levar documento de identificação (RG ou CPF) e a carteira de vacinação.

Por: Prefeitura de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação