Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Veja como ficou a ‘Maria Fumaça’ após restauração; FOTOS


Por Redação GMC Online Publicado 07/02/2019 às 16h13 Atualizado 19/02/2023 às 22h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A “Maria Fumaça”, locomotiva que chegou em Maringá em 1954, passou por restauração para resgatar suas características originais. Nessa quarta-feira (6), foi realizado um espetáculo teatral especialmente para apresentá-la restaurada.

O trabalho de restauro exigiu investimento de R$ 113 mil, aplicados na completa recuperação das características originais, como a cor. “Para chegarmos as tonalidades específicas de amarelo, preto e vermelho, houve uma intensa pesquisa histórica. Observamos que ao longo do tempo ocorreu sobreposição de tintas, afetando a originalidade da locomotiva”, detalha o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

A estrutura que abriga a máquina também foi reformada, proporcionando condições mais adequadas para a preservação da locomotiva, que chegou em Maringá no dia 31 de janeiro de 1954 conduzida pelo maquinista José Mariano. A chegada marcou a inauguração da estação ferroviária do município, fundado sete anos antes, em 1947. A “Maria Fumaça” foi transferida da estação para o Parque do Ingá em 1973.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação