Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Maringá vira ponto de encontro de viajantes pelo mundo


Por Nailena Faian Publicado 02/05/2019 às 18h09 Atualizado 21/02/2023 às 10h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dois amigos de Indaiatuba (SP), um homem de Buenos Aires, na Argentina, acompanhado de sua cadelinha, e marido e esposa de Mendoza, também na Argentina. Em comum: todos eles largaram tudo para viajar o mundo. E nesta quinta-feira (2) ambos se encontraram aqui em Maringá, na Catedral.

Por meio de um grupo no WhatsApp que reúne pessoas que largam tudo para viver viajando, eles descobriram que estavam próximos e resolveram marcar o encontro na Cidade Canção.

Os mais novos viajantes são os amigos de Indaiatuba Tiago Nery, de 25 anos, e Rodrigo Ifanger, de 28 anos. Eles estão na estrada há seis meses. Já passaram pelo litoral de São Paulo, Florianópolis, Rio Grande do Sul, Foz do Iguaçu e Argentina.

“O plano é não ter plano. Objetivo é viver. Nossa casa agora é o motorhome e assim estamos vivendo”, diz Nery.

Amigos de infância, eles juntaram o sonho de viajar, venderam os carros e montaram a casa em uma Kombi. Ali eles tem quase tudo que precisam: cama, frigobar, fogão. Só falta o banheiro. “A gente para nos postos de gasolina e pede para usar”, contam.

Um era programador e o outro engenheiro de produção. Agora vivem com o dinheiro que têm guardado e também são fotógrafos e oferecem o serviço por onde passam.

Quem também tem como lema “o plano é não ter plano” é o argentino Claudio Dias, de 44 anos. Ele está na estrada há seis anos, já passou por muitos países, entre eles Chile, Bolívia, Equador, Honduras, México, Cuba e está no Brasil há 20 dias. O objetivo dele é visitar todos os países da América.

Em uma de suas aventuras, encontrou uma cadelinha de rua, que ele nomeou de Trompa. Foi no Peru e de lá ela não desgrudou mais dele, seguindo viagem na Kombi toda personalizada. 

Dias morava em Buenos Aires, onde trabalhava como motorista de caminhão. Cansado da rotina, comprou a Kombi, pegou os $ 300 que restaram e resolveu sair viajando. Para continuar realizando o sonho, ele vende cartões postais e pede a colaboração de um galão de gasolina para as pessoas que encontra pelo caminho. 

Até agora, diz ele, os países que mais gostou foram México, Costa Rica e Colômbia. Sobre o Brasil, ele disse ter gostado muito do povo. 

Os argentinos Yesica, de 30 anos, e Daniel, de 33 anos, são casados há 17 anos e há um ano se cansaram da rotina que levavam e também decidiram sair desbravando o mundo. 

“A gente trabalha, trabalha todo ano para folgar dez, quinze dias. A gente resolveu, então, trabalhar viajando, conhecendo novas pessoas, gente boa”, conta Jéssica.

Eles já passaram por várias cidades da Argentina e vieram para o Paraná. Aqui já conheceram Foz do Iguaçu, Cascavel e agora Maringá, que acharam muito bonita. Daqui eles seguem para Paraty, no Rio de Janeiro, e também pretendem conhecer cidades do norte do Brasil. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação