Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Voluntário de Maringá vai a Brumadinho auxiliar no resgate às vítimas


Por Monique Manganaro Publicado 28/01/2019 às 19h38 Atualizado 19/02/2023 às 19h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após a tragédia que devastou Brumadinho (MG) na última sexta-feira (25), a cidade tem recebido apoio e ajuda de pessoas de todo o Brasil. Neste fim de semana, um grupo de voluntários da região de Maringá foi ao local da tragédia colaborar no resgate às vítimas.

Morador de Maringá, Victor Hugo Pereira da Cruz, de 23 anos, é técnico em enfermagem e socorrista de uma empresa privada de Maringá, mas foi a Brumadinho em apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao lado de Adriano Porfirio e Rogério Fernandes, ambos de Arapongas. Segundo o jovem, o Samu convocou socorristas que tinham participado de um curso de busca e salvamento e ele decidiu se prontificar. Os voluntários saíram de Arapongas na noite de sábado (26) e chegaram a Brumadinho na manhã deste domingo (27).

Para Cruz, que nunca tinha sido voluntário em situações semelhantes ao ocorrido na região do Córrego do Feijão, o cenário é desolador.

“Famílias em desespero. A cidade está triste, a gente percebe no rosto do pessoal. É uma tragédia muito grande”, comenta.

De acordo com ele, os socorristas prestam assistência aos muitos familiares que, enquanto aguardam notícias, têm crises nervosas e necessitam de atendimento especializado.

No entanto, o trabalho se estende, também, à busca por corpos. O jovem relata que atuam na procura por desaparecidos às margens do “rio” de lama que se formou após o rompimento da barragem, além do resgate aos animais, vivos ou mortos, que também se perderam em meio ao lamaçal.

De acordo com ele, com o alerta para o possível rompimento de uma segunda barragem, os socorristas precisaram trabalhar na evacuação de casas que estavam em áreas de risco. Cruz destaca que, mesmo com o perigo eminente, as pessoas ainda resistiam em deixar as próprias casas com medo de serem saqueadas.

O trabalho em Brumadinho ainda exige mais voluntários. Conforme o jovem, bombeiros de Curitiba também deverão ir à cidade acompanhamento de cães treinados para o resgate de vítimas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação