Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

6 erros que os pais cometem na educação dos filhos mas não sabem


Por Redação GMC Publicado 05/09/2018 às 21h22 Atualizado 18/02/2023 às 04h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem é mãe ou pai sabe: educar os filhos é tão gratificante quanto difícil. Por isso, a reportagem do Portal GMC Online pediu para a psicóloga e coach de pais e filhos, Rhuana Tardivo, listar seis erros que os pais muitas vezes cometem na hora de educar os filhos, mas não percebem.

Confira os erros mais comuns:

1 – Confundir disciplina com punição:

Disciplina significa “ensinar ou aprender” e um aprendizado saudável se dá por meio do ensinamento, compreensão, encorajamento e comunicação. Punir a criança é fazer com que ela “pague” pelo que fez, ao passo que a disciplina tem como objetivo ajudar as crianças a apreenderem com o que fizeram.

2 – Separar razão da emoção na hora de educar

Crianças aprendem pelo exemplo. Por mais que eu tenha consciência da maneira correta como eu quero agir (ou como eu quero que meu filho aja), se eu não viver verdadeiramente aquilo, ele não aprenderá. Na criação de crianças o “faça o que eu falo e não o que eu faço” não funciona.

3 – Abusar dos elogios

Acredita-se que dizer o tempo todo o quanto os filhos são inteligentes, espertos ou especiais faz com que eles desenvolvam autoconfiança, porém, é justamente o contrário. Quando realizamos elogios excessivos, criamos uma mentalidade “fixa” e enfraquecemos a capacidade deles de enfrentarem desafios, uma vez que a criança se sente pressionada a ser perfeita para evitar decepcionar seus pais. Busque sempre encorajar a atitude (esforço, coragem, dedicação) e não a pessoa (beleza e inteligência, por exemplo).

4 – Poupar crianças de tarefas e responsabilidades

Por uma série de motivos, como cansaço, pressa, ou mesmo o sentimento de que a criança ainda não é capaz, os pais acabam por tomar a frente em pequenos momentos do dia a dia, tirando das crianças a oportunidades de aprenderem habilidades e desenvolverem confiança na sua capacidade de realizar uma tarefa por conta própria. Essas habilidades são bases para ajudar a tornar a criança uma pessoa mais responsável e autossuficiente no futuro.

5 – Não se conectar emocionalmente com seu filho

No ato de educar, conecte-se primeiro emocionalmente e então, quando estiver mais controlado e receptivo, traga as lições e aprendizados. Num momento de crise, as crianças não conseguem utilizar de forma integrada suas partes do cérebro o que faz com que elas fiquem imersas em suas emoções (e alguns adultos também). Ou seja, vale mais o acolhimento e validação num momento de estresse do que lições de moral.

6 – Usar o NÃO para ensinar

O “NÃO” não faz sentido as crianças. Elas jamais compreendem o motivo de não poderem realizar algo que querem muito. A dica é: substitua o que a criança não pode fazer por algo que ela possa fazer até que ela tenha maturidade para compreender os motivos da proibição.

Veja o vídeo com mais dicas

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Google e Ministério da saúde fecham parceria com foco em vacinação; confira


Na quinta-feira, 18, o Google e o Ministério da Saúde anunciaram uma nova parceria com o objetivo de aprimorar as…


Na quinta-feira, 18, o Google e o Ministério da Saúde anunciaram uma nova parceria com o objetivo de aprimorar as…

Geral

Vacina da dengue: veja quais Estados têm doses para vencer e vão ampliar público-alvo


O Ministério da Saúde (MS) emitiu uma recomendação nesta quarta-feira, 17, para que Estados e municípios ampliem o grupo-alvo para…


O Ministério da Saúde (MS) emitiu uma recomendação nesta quarta-feira, 17, para que Estados e municípios ampliem o grupo-alvo para…

Geral

Barco à deriva no Pará: o que a investigação da PF encontrou dentro da embarcação?


Cinco dias após a localização de um barco naufragado em Bragança, a 215 km de Belém, a Polícia Federal (PF)…


Cinco dias após a localização de um barco naufragado em Bragança, a 215 km de Belém, a Polícia Federal (PF)…