Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Certidão de quitação eleitoral está liberada


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 17/10/2018 às 10h45 Atualizado 18/02/2023 às 15h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou nesta semana a emissão de certidão eleitoral, que pode ser solicitada pela internet ou pessoalmente no cartório eleitoral da cidade onde o eleitor reside e vota. A solicitação online pode ser feita nos sites do TSE  e do TRE. Nos dois casos, é preciso ter o número do título de eleitor. O documento comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral. Quem não estiver pode ter os direitos políticos suspensos e ficar impedido de assumir cargo público, tirar o passaporte ou RG, receber salário de cargo público, participar de licitações do Governo e conseguir empréstimos em bancos públicos. A certidão também é válida no caso de o eleitor perder o comprovante de votação, entregue no dia do pleito.

Uma terceira opção para tirar a certidão de quitação eleitoral é pelo aplicativo e-Título. É só entrar no app e emitir o documento, que é gratuito. E o eleitor que não votou no último dia 7, tem até o dia 6 de dezembro para justificar o voto pela internet ou no cartório eleitoral.

Foto da capa: Divulgação/TSE

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Brasil tinha 20,6 milhões de pessoas sem acesso adequado à comida ao fim de 2023


O Brasil teve no ano passado 20,6 milhões de pessoas sem acesso adequado à comida, problema encontrado em quase um…


O Brasil teve no ano passado 20,6 milhões de pessoas sem acesso adequado à comida, problema encontrado em quase um…