Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Cinco passos para tirar os sonhos do papel em 2019


Por Letícia Tristão Publicado 01/01/2019 às 11h00 Atualizado 19/02/2023 às 12h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Falta de tempo… Falta de dinheiro… Quantas justificativas para sonhos que ficam para trás e objetivos que acabam esquecidos… No entanto, é possível realizar aquele sonho que já fez alguns aniversários e que parecia impossível. A psicóloga Elise de Cnop listou cinco dicas para tornar mais “alcançável” aquele sonho engavetado. Mas, antes disso, é preciso transformar os sonhos em metas.

Dica bônus: “Quando se dá prazo para um desejo acontecer o sonho já se torna mais próximo do real, já se transforma em algo mais: uma meta. Meta é um sonho com data e hora para acontecer”, afirma Elise.

Por exemplo, esqueça o “ano que vem vou emagrecer”. É preciso definir o quanto se pretende emagrecer, quando começar (nada de próxima segunda, hein), onde começar a malhar, o que deixar de comer… Visualize melhor o objetivo.

Agora que você transformou seu sonho em meta, vamos as dicas de ouro para tirar do papel os objetivos em 2019.

1 – Estratégia

Na hora de arquitetar a meta, mantenha a realidade bem próxima: tudo tem um preço. Deixe sempre bem claro o que você vai fazer para alcançar, de que maneira e do que estará disposto a abrir mão.

Se o seu sonho for viajar, saiba que vai precisar economizar em alguma coisa. Se for emagrecer, alguns doces e excessos vão ter que ficar para depois.

2 – Disciplina

Nada de deixar para depois do Carnaval aquilo que você prometeu no Ano Novo. As metas devem ser mensuráveis e específicas. Não existe receita mágica, o esforço e responsabilidade com os objetivos é que os tornam alcançáveis.

3 – Silêncio

Ainda segundo a psicóloga, é preciso guardar as metas para si e não compartilhar. “É que os outros podem de alguma forma ‘vampirizar’ e enfraquecer os sonhos que estão se transformando em metas”.

Palavras negativas e que descreditam suas metas podem afetar o trajeto que você está trilhando para alcançá-las.

4 – Comece devagar e celebre

Quando não se tem o hábito de traçar metas e de cumpri-las, é importante começar com pequenos degraus. Não é preciso planejar para o ano todo, por exemplo.

“Comece por pequenos desafios e assim que uma pequena parte for atingida, celebre-a! Comemore sua conquista, como o reconhecimento de que você foi capaz. Isso lhe dará confiança e autoridade para, aos poucos, aumentar o tamanho de alguma meta. Quando se traça um propósito muito grande e por algum motivo não se consegue alcançar, pode ser que você se frustre”.

5 – Agradeça

Antes de começar a traçar metas para 2019, que tal finalizar 2018 agradecendo por tudo o que aconteceu, tudo o que realizou e conquistou?

Da mesma forma que é importante estipular resultados futuros, também é um exercício válido tentar resgatar tudo aquilo que já foi conquistado. Ser grato é uma forma de reconhecer seu esforço e méritos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Madonna no Rio: Metrô vai funcionar até as 4h no dia do show


O metrô do Rio de Janeiro terá funcionamento estendido para o público do show da Madonna, no dia 4 de…


O metrô do Rio de Janeiro terá funcionamento estendido para o público do show da Madonna, no dia 4 de…

Geral

Lula usa gravata em homenagem ao cachorro ‘Joca’ e cobra providências da Anac e da Gol


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou uma gravata especial para homenagear o cachorro “Joca”, um golden retriever…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou uma gravata especial para homenagear o cachorro “Joca”, um golden retriever…