Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Confira dicas para terminar o ano no ‘azul’ e organizar as finanças


Por Nailena Faian Publicado 21/11/2018 às 16h28 Atualizado 19/02/2023 às 01h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O ano está acabando, mas ainda dá tempo de terminá-lo no “azul”. Isso, sem esquecer que janeiro logo vem aí e o mês é recheado de despesas. No pacote de despesas extras estão Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e gastos com material e uniforme escolar para quem tem filhos.

O portal GMC Online conversou com o consultor financeiro Tiago Henrique Colucci que deu algumas dicas para terminar o ano mais tranquilo, preparado para as despesas do começo do próximo ano.

De acordo com Colucci, quem tem dívida precisa correr atrás para quitá-las e quem tem dinheiro sobrando deve investir. Confira as recomendações para aqueles que estão endividados.

– 13º salário

Muitos trabalhadores já receberam a primeira parcela do 13º salário. A orientação do consultor financeiro é destinar esse valor para pagar as contas. “Esse dinheiro no fim do ano ajuda muito. Ele deve ser usado para pagar pelo menos parte da dívida”, comenta.

– Deixar de comprar presente de Natal ou de viajar

Deixar de presentear parentes pode ser uma opção para aliviar os gastos. “Se a pessoa faz questão de dar presentes, ela pode optar por algo mais barato. Sobre viajar no fim de ano, a pessoa deve pesar o que é mais importante: começar o ano mais tranquilo, com as dívidas pagas, ou viajar e iniciar o ano preocupado com as contas”, aconselha Tiago.

– Anotar todos os gastos em uma planilha

De acordo com o consultor financeiro, todos os gastos devem ser anotados em uma planilha. Hoje em dia existem vários aplicativos gratuitos que você pode ter no celular e marcar as despesas a qualquer momento. Mas é preciso marcar tudo, desde os gastos com aluguel, refeições, plano de saúde até com academia, com o cafezinho e a ida ao cinema. “Essa é uma dica de ouro. Tendo feito isso, fica mais fácil ter uma visão das suas despesas e você pode avaliar melhor o que pode ser cortado para que haja mais economia.”

– Pesquisar preços e avaliar a necessidade da compra

Você vai trocar o celular só porque saiu um modelo novo? Vai trocar de carro só porque o vizinho trocou? O consultor financeiro explica que nada pode ser comprado por impulso, é preciso que haja uma avaliação sobre a compra. Caso você precise comprar, a orientação é sempre pesquisar.

– Cuidado com cartão de crédito, empréstimo e cheque especial

Muitos se endividam por causa dos juros do cartão de crédito, empréstimos e cheque especial. “Converse com seu gerente para ele te oferecer uma opção com juros menor. No fim do ano, às vezes acontece alguma campanha que proporciona isso ou tente um reparcelamento do empréstimo”.

No caso do cartão de crédito, se você é daqueles que não têm controle algum, sai comprando e depois só paga o mínimo da fatura, a dica é cancelá-lo agora mesmo. “Retome somente quando você retomar o controle financeiro. O cartão de crédito é bom, mas quem não sabe usar vira uma bola de neve”, alerta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…

Geral

‘Ação repugnante e macabra’: Justiça mantém prisão de mulher suspeita de levar idoso morto a banco


A Justiça manteve na quinta-feira a prisão de Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, que na terça-feira, 16,…


A Justiça manteve na quinta-feira a prisão de Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, que na terça-feira, 16,…