Fechar

Geral

Nova Maringá

Pacata e com 8 mil moradores: conheça a Maringá que não fica no Paraná

Publicado por Nailena Faian, 14:30 - 22 de Fevereiro de 2019

Bloco de Galeria

Você sabia que não é apenas no Paraná que existe uma cidade como o nome de Maringá? Ela fica no Mato Grosso e foi inspirada na Cidade Canção. O município foi criado em 26 de agosto de 1969 por Antônio José da Silva, que deixou a Maringá do Paraná para estabelecer raízes na porção territorial mato-grossense.


Inicialmente, a cidade se chamava Maringá mesmo. Só que por meio da Lei Estadual nº 5.898, o município passou a ser chamado de Nova Maringá. O termo “Nova” foi acrescentado para que a cidade se distinguisse da Maringá paranaense.


O gentílico para quem mora lá é nova maringaense. De acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de 8.428 habitantes. Bem diferente de Maringá, com seus 417.010 habitantes.


No entanto, no quesito área da unidade territorial, a Nova Maringá ganha com folga com seus 11.555,987 km², enquanto Maringá tem 487,052 km². A grande extensão territorial da Nova Maringá se justifica por causa da economia local, que é baseada no agronegócio e na indústria madeireira.



“Aqui a economia gira em torno do milho, arroz, soja, algodão e da pecuária”, explica o secretário de planejamento de Nova Maringá, Irineu Allievi. 



De acordo com estudo do IPC Maps, Nova Maringá tem 2.767 domicílios (1.372 na zona urbana e outros 1.395 na zona rural). O número é bem menor que a quantidade de domicílios em Maringá, que soma 147.640.


Além disso, o IPC Maps aponta que 722 empresas estão instaladas em Nova Maringá. Destas, 144 são indústrias, 331 de serviços, 214 de comércio e 33 ligadas ao agronegócio.


A "tranquilidade" do município no Mato Grosso também pode ser comprovada pelo tamanho da sua frota de veículos: 2.263. Em Maringá, no Paraná, o número é mais de 140 vezes maior.

Lá a cidade até que é arborizada, com 53,6% das vias públicas com árvores. Porém não tem como ganhar nesse quesito da Maringá do Paraná, que conta com 97,3% das vias públicas arborizadas.


Outra semelhança da cidade do Mato Grosso com a do Paraná é o clima. Ambas enfrentam altas temperaturas no verão. Só que em Nova Maringá ainda é mais quente, com a sensação térmica chegando a atingir os 40°C.


Nova Maringá pode não ter uma Catedral ou Parque do Ingá, mas tem como atrativo a beleza natural de seus riachos, trilhas, montanhas, grutas e cachoeiras (veja no vídeo acima).

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Maringá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo