Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Lá vem uma ambulância pedindo passagem; e agora?


Por Letícia Tristão Publicado 16/08/2018 às 19h35 Atualizado 17/02/2023 às 23h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Trânsito intenso. Congestionamento. Horário de pico. Pelo retrovisor, uma imagem de ambulância com sinais visuais e sonoros de emergência ligados. O que fazer?

As ambulâncias e viaturas policiais têm circulação livre no trânsito para atender situações de emergência, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A principal orientação é que o motorista conduza o carro para a faixa da direita e deixe a esquerda livre (mas sempre que possível, é claro).

Também é importante que o motorista mantenha a calma, sempre sinalize com setas a sua intenção, e que não “jogue o carro” de forma brusca para a direita – caso contrário pode causar um acidente.

Segundo o oficial de Comunicação do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente Alexandre Ferelli, o objetivo é sempre chegar o mais rápido possível na ocorrência, seja acidente, incêndio ou atendimento clínico “então vamos tentar sempre pegar a faixa da esquerda por ser a de fluxo mais rápido”.

Para o engenheiro civil Raí Crisan Silva, em uma situação como essa, o sentimento é de desespero. “Penso que aconteceu algo grave e não posso impedir a passagem”. Segundo ele, uma vez foi preciso subir em uma ciclovia para liberar a faixa para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Apesar de essa não ser uma alternativa recomendada pelo Código de Trânsito, Raí relata que se sentiu aliviado quando conseguiu sair do caminho.

Sinal vermelho

Ter que ultrapassar o sinal vermelho também preocupa os condutores, seja por medo do tráfego ou de serem multados.

No entanto, conforme o tenente, câmeras de fiscalização mostram quando há ambulância se infração for cometida e “veículos que derem passagem às viaturas não serão multados”, garante. Porém, se mesmo assim a multa for aplicada, o motorista pode recorrer.

Leia mais reportagens

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…