Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Maringá tem 120 mil árvores; VEJA FOTOS


Por Redação GMC Online Publicado 20/09/2018 às 21h26 Atualizado 18/02/2023 às 09h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta sexta-feira (21) será celebrado em todo Brasil o Dia da Árvore. Em Maringá, a estimativa de árvores existentes nas ruas, praças e avenidas é de 120 mil. Dessas, 2,3 mil mudas foram plantadas entre janeiro até hoje, 20.

As árvores estão por toda parte e são formadas por diversas espécies como: Sibipiruna, Tipuana, Ipê Amarelo, Oiti, entre outras.

A avenida Brasil, por exemplo, uma das principais da cidade, possui o corredor de Ipês Roxos. Também na região central, as avenidas Duque de Caxias e Herval contam com as Tamareiras no canteiro. Já a avenida XV de Novembro é marcada pelas Palmeiras-Imperiais. Não por acaso Maringá é chamada carinhosamente de “Cidade Verde”.

Neste ano, a prefeitura também já replantou mais de mil mudas de alecrim, ipê-branco, aldrago, pau-brasil e outras espécies no perímetro urbano do município. A reposição de árvores já obedece o Plano Municipal de Arborização Urbana, em fase de elaboração mas que já definiu 60% da área urbana para melhores espécies. As mudas são oriundas do Viveiro Municipal, onde são cultivadas dezenas de espécies de árvores e folhagens.

Porém, tudo tem suas demandas desafiadoras. Existem mais de 12 mil protocolos registrados na Ouvidoria do Município (156) para corte de árvores. Desses, 4 mil protocolos já estão com parecer técnico para remoção. De acordo com a Gerência de Arborização da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), 70% são condenadas por doença ou por danos causados em suas raízes.

“Muitas vezes as pessoas não respeitam o padrão da calçada ecológica e o cimento é colocado até o tronco da árvore. O sistema radicular fica comprometido e a árvore é condenada por falta de água”, disse o engenheiro agrônomo da Semusp, Ricardo Sordi Alves.

O pedido de remoção de árvore deve ser feito pela Ouvidoria do Município, pelo telefone 156. O protocolo é efetivado e encaminhado para o setor de Arborização da Semusp. A análise é realizada pelos engenheiros agrônomo e florestal. Os profissionais levam em consideração a existência de lesões graves no tronco, raiz e copa.

Segundo relatórios da Ouvidoria, entre os dias 1º e 19 desse mês foram registrados 414 pedidos para serviços de arborização. Em agosto, foram 696 protocolos. Entre os serviços, os mais solicitados são: remoção ou poda de árvores, destoca de raiz e recolhimento de galhos.

PLANO
O Plano de Arborização é elaborado por secretarias municipais, representantes de outras instituições públicas, entidades representativas de classe, organizações não-governamentais e instituições de ensino superior. O prazo que findaria neste ano, foi prorrogado para março de 2019, com a anuência do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema).

As fotos desta galeria foram disponibilzadas no Facebook do Núcleo dos Fotógrafos de Maringá. As fotos foram finalistas do concurso Faces de Maringá, realizado recentemente.

Com assessoria de imprensa

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Alta concentração do vírus da gripe aviária é detectada em leite cru nos EUA


O vírus da gripe aviária H5N1 foi detectado em leite cru de animais infectados em altas concentrações, disse, na sexta-feira,…


O vírus da gripe aviária H5N1 foi detectado em leite cru de animais infectados em altas concentrações, disse, na sexta-feira,…

Geral

Lewandowski prorroga atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária de Mossoró


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu autorizar a prorrogação do emprego da Força Penal Nacional (FPN) por sessenta dias…


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu autorizar a prorrogação do emprego da Força Penal Nacional (FPN) por sessenta dias…