Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Papa pede fim das guerras no Oriente Médio durante visita a Abu Dhabi


Por Folhapress Publicado 04/02/2019 às 18h25 Atualizado 19/02/2023 às 20h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O papa Francisco pediu nesta segunda-feira (4) o fim das guerras no Oriente Médio, cujas “nefastas consequências” são visíveis atualmente “no Iêmen, Síria, Iraque e Líbia”.

O pontífice discursou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, durante um encontro inter-religioso internacional. É a primeira visita da história de um pontífice à península Arábica, o local de nascimento do islã.

“A fraternidade humana exige de nós, representantes das religiões, o dever de banir qualquer nuance de aprovação da palavra guerra, sinônimo de miséria e crueldade. Suas consequências nefastas são visíveis atualmente no Iêmen, na Síria, no Iraque e na Líbia”, disse.

“Juntos, irmãos da única família humana desejada por Deus, devemos nos comprometer contra a lógica do poder armado, contra a monetização das relações, armamento das fronteiras, construção de muros, o engasgo dos pobres”.

Justificar “o ódio e a violência” em nome de Deus é “uma grave profanação”, declarou ainda.

“Em nome de Deus Criador, é preciso condenar sem vacilação toda forma de violência, porque é uma grave profanação do nome de Deus usá-lo para justificar o ódio e a violência contra o irmão”, disse Francisco, acrescentando: “Não há violência que possa ser religiosamente justificada”.

Em seu discurso, o papa também fez um apelo à “liberdade religiosa”, ressaltando que ela “não se limita apenas à liberdade de culto” e que nenhuma prática religiosa deve ser “forçada” a outra pessoa.

“A liberdade religiosa (…) vê no outro um verdadeiro irmão, um filho da mesma Humanidade que Deus deixa livre e que por consequência nenhuma instituição humana pode forçar”, declarou diante de centenas de líderes de várias religiões.

A viagem de três dias tem como principal objetivo melhorar a relação entre a Igreja Católica e os líderes muçulmanos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…