Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Bebeu demais? Saiba o que realmente funciona para curar a ressaca


Por Luiz Santos Publicado 31/12/2019 às 11h50 Atualizado 25/02/2023 às 10h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O fim de ano é marcado pelas várias comemorações. As bebidas alcoólicas fazem parte das festas de muitas pessoas e quem exagera tem de lidar com a ressaca no dia seguinte.

A sobrecarga do fígado gera dor de cabeça, enjoo e indisposição. O GMC Online consultou um médico e uma nutricionista para saber como é possível evitar ou pelo menos amenizar a ressaca.

A principal dica do nutrólogo Júlio Palazzo para não ficar com ressaca é a ingestão de água enquanto se consome o álcool. “Sem dúvida é a salvação”, afirma o médico.

A nutricionista Ana Paula Souza também reitera a importância da água. “O ideal é já começar a se hidratar durante todo o dia, antes de consumir álcool”, recomenda.

Intercalar líquidos ao beber álcool também é fundamental, já que a substância é diurética. “Além da água, opções de bebidas antioxidantes para intercalar são água de coco, água com limão e água com gás”, diz a nutricionista. 

Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é a alimentação. “Nunca se deve beber de estômago vazio, é preciso se manter bem alimentado antes do consumo”, adverte.

Ana ressalta que bebidas como a cerveja geralmente são consumidas em maior quantidade, por isso ela recomenda o consumo de destilados. “A vodka, por exemplo, pode ser também consumida com bebidas não alcoólicas, como os sucos e refrigerantes”, complementa.

Um alerta da nutricionista é em relação à mistura de bebidas. “Isso é o que muitas vezes ocasiona a dor de cabeça”, explica Ana.

Mas e o que fazer quando já se está de ressaca? O mais importante é se hidratar, conforme os especialistas. “É fundamentar tomar pelo menos 32 ml de água por kg de peso”, comenta o nutrólogo.

As dicas na nutricionista para o dia de ressaca são beber bastante água e ter um café da manhã reforçado. “O ideal é comer carboidratos nesta refeição, como batata doce e pão sem glúten”, afirma.

Outra sugestão de Ana é tomar chá de gengibre, de canela em pó, de camomila ou de cabelo de milho.

Palazzo alerta que algumas substâncias não resolvem a questão da ressaca. “Refrigerante e café não amenizam em nada”, explica.

Apenas em algumas situações específicas o café pode ser um aliado. “Existem pessoas que necessitam de cafeína para evitar a enxaqueca. Neste caso, em especial, o café ajudará”, diz o nutrólogo.

De acordo com a nutricionista, a dica de tomar uma colher de azeite antes de beber realmente pode ser eficaz em alguns casos, mas não quando há excessos. “Um azeite de oliva extravirgem alcaliniza o PH do intestino e auxilia a manter a imunidade, porém não adianta se beber muito”, orienta.

Para a dor de cabeça pelo abuso do álcool, Palazzo ressalta que os medicamentos conhecidos como “pós-festa” realmente funcionam.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Anvisa lança painel para facilitar consulta de preços de medicamentos e identificar abusos


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…

Geral

Por que região entre a Amazônia e os Andes é tão rica em espécies? Estudo busca a resposta


Um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade de Tel Aviv, em Israel, com a participação de vários cientistas do…


Um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade de Tel Aviv, em Israel, com a participação de vários cientistas do…

Geral

Varíola dos macacos: nova pesquisa pode ajudar a explicar transmissão sexual da doença


Um tipo de vírus de varíola dos macacos que circula na África Central ganhou a habilidade de se transmitir também…


Um tipo de vírus de varíola dos macacos que circula na África Central ganhou a habilidade de se transmitir também…