Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

3 em cada 10 placas Mercosul no Brasil são do Paraná


Por Agência Estadual de Notícias Publicado 19/02/2019 às 17h22 Atualizado 20/02/2023 às 04h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Detran-PR já aplicou aproximadamente 30% do total de placas Mercosul do país, conforme dados do Denatran. São cerca de 960 mil veículos com o novo modelo em todo o Brasil. No Paraná, desde a implantação, há dois meses, foram registrados registrou 272.640 placas no novo padrão.

O novo sistema de Placa Mercosul atende a Resolução 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “A medida traz itens de segurança que permitem a melhor rastreabilidade dos veículos, o que dificulta seu uso indevido, como a clonagem”, explica o diretor-geral do Detran-PR, Cesar Kogut.

Mesmo Padrão

Para atender a Resolução 729, o Detran-PR publicou a portaria 074/2018 que tornou obrigatória a implantação da placa Mercosul no Estado.

A placa tem o mesmo padrão em todos os países do Mercosul. Tem também um código único com todos os dados de confecção da placa como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.

O sistema deve ser implantado em todo o país até o dia 30 de junho de 2019, porém, não são todos os casos que tem a necessidade de fazer a mudança. Além disso, não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do país.

Confira em quais situações é necessária a adesão ao novo modelo

Primeiro emplacamento;
Aquisição de veículo;
Aquisição de veículo com troca de município;
Alteração de dados com complementação de placa;
Mudança de município;
Registro de outro Estado;
Troca de categorias;
Outros processos que necessitem a substituição de placas.

Quando não precisa

Segundo o Contran, não haverá a obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. O que significa que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município.

Se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Detran-PR para efetuar o emplacamento.

Uma vez emplacado com a chapa do novo padrão, o veículo poderá permanecer com ela mesmo se mudar de propriedade ou município, pois o novo padrão não traz identificação de cidade e de Estado, como ocorre no modelo atual.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação