Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Agentes penitenciários do Paraná aprovam paralisação de um dia


Por Nailena Faian Publicado 16/04/2019 às 19h54 Atualizado 21/02/2023 às 04h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Agentes penitenciários do Paraná vão paralisar as atividades por um dia. É o que ficou decidido em assembleia extraordinária realizada nesta terça-feira (16) em frente ao Palácio do Iguaçu, no Centro Cívico.

A paralisação, marcada para o dia 29 de abril, está sendo convocada pelo Fórum de Entidades Sindicais (FES) e deve afetar outros setores. A reinvindicação é pela data-base dos servidores públicos, que, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindaspen), estão sem a reposição das perdas salariais desde 2016, acumulando um resíduo inflacionário de 16%.

A assembleia desta terça-feira também foi realizada para se definir um plano de lutas por melhores condições de trabalho nos presídios do Paraná. Segundo o sindicato da categoria, “desde 2010, o número de presos nas penitenciárias do Paraná subiu de 14 mil para 21 mil, enquanto o número de agentes caiu. Das 4.131 vagas na carreira de agentes, atualmente, apenas 3.098 estão ocupadas, havendo a vacância de 1.000 vagas, que poderiam ser ocupadas com a realização de concurso público”.

Durante esta tarde, agentes penintenciários estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para conversar com os deputados sobre o assunto. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação