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Assembleia Legislativa

Após estudo da Aerp, comunicação institucional da Alep será renovada

Publicado por Redação GMC, 11:51 - 22 de Março de 2019

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A Alep afirma que quer estabelecer uma conexão mais efetiva com o cidadão. Foto: Nani Gois/Alep

Na região Sul, a única Assembleia Legislativa que não realiza qualquer tipo de comunicação corporativa oficial é a do Paraná. Um estudo encomendado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) mostra que a grande maioria dos paranaenses (82,2%) tem interesse em conhecer melhor a Assembleia Legislativa do Estado (Alep) e a considera importante (76%). Esse público, no entanto, nem sempre encontra os caminhos para ter as informações que deseja sobre o seu Parlamento ou percebe a importância que ele pode ter no seu dia a dia.


O estudo foi entregue no início do mês ao presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), e ao primeiro secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB). O material foi patrocinado pela Aerp com a adesão das entidades que congregam todos os veículos de comunicação do Paraná.


O material foi encaminhado para análise da Mesa Diretora da Assembleia, que concluiu sobre a relevância desses novos dados, e a conclusão foi de que será desenvolvida uma nova estratégia de comunicação institucional na Alep.


O objetivo, segundo a Casa, será estabelecer uma conexão mais efetiva do Parlamento estadual com o cidadão. Uma comissão para tratar desse tema foi criada por determinação do presidente e do primeiro secretário.


Referências


Das Assembleia dos dez Estados com o maior Produto Interno Bruto (PIB), sete realizam algum tipo de comunicação institucional, com veiculação patrocinada de informações sobre suas atividades na mídia.


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina e do Distrito Federal, que apresentaram os melhores resultados na avaliação nacional, devem servir de referência para as novas políticas de comunicação institucional que serão adotadas na Assembleia do Paraná. Atualmente, a Assembleia do Paraná não dispõe de orçamento para divulgar suas realizações, e atua na comunicação apenas com o esforço de sua equipe.


O estudo entregue à Presidência da Assembleia foi realizado pela XYZ Estratégias, a pesquisa pela Netquest (Serviços de Pesquisa e Painel On Line). O material produzido pela XYZ, esmiuçou as estratégias de comunicação das Assembleias do Brasil inteiro. Ele confirma que Assembleias, que investem na divulgação massiva de projetos e iniciativas de interesse do cidadão, alcançam bons resultados.


Com Diretoria de Comunicação de Alep.

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