Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Alunos de Sarandi se mobilizam para manter transporte público de graça


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 15/12/2018 às 12h06 Atualizado 19/02/2023 às 09h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estudantes de Sarandi que cursam o ensino superior em Maringá estão mobilizados em torno de uma causa: eles querem impedir a retirada do transporte público e gratuito cedido pelo município, que faz o trajeto Sarandi-Maringá durante as noites.

É que Sarandi, que oferta dois veículos, vai retirar os ônibus de circulação em 2019. A justificativa é que a cidade tem de cumprir uma recomendação do Ministério Público e porque há problemas na educação infantil.

Atualmente, 80 pessoas vêm a Maringá estudar em instituições privadas e públicas. Segundo os estudantes, a retirada do transporte será tão prejudicial, a ponto de alguns acadêmicos terem de trancar o curso.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

O procurador jurídico de Sarandi, Fabio Massao, diz que já se reuniu com os alunos e explicou para eles a situação. Constitucionalmente, o município não tem obrigação de fornecer transporte gratuito para quem está no ensino superior.

Além disso, segundo ele, a cidade tem problemas com a educação básica, com 2.400 crianças sem vagas em creche. Massao lamenta a situação, mas diz que foi uma recomendação do Ministério Público. Caso Sarandi não cumpra a medida, poderá ter problemas de improbidade, afirma ele.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), se manifestou por nota em uma rede social e informou que está à disposição para auxiliar os graduandos.

Na segunda-feira (17), os estudantes vão à Câmara de Vereadores para pedir auxílio aos parlamentares.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação