Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Criança é socorrida em estado grave após se afogar em parque aquático


Por Monique Manganaro Publicado 18/12/2019 às 10h25 Atualizado 25/02/2023 às 07h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um menino de 10 anos foi socorrido em estado grave após se afogar em um parque aquático da região, nesta terça-feira, 17.

A informação foi repassada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por funcionários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Iguaraçu (a 37 quilômetros de Maringá), local onde a criança recebeu o primeiro atendimento. 

Segundo o Samu, por causa da gravidade do caso, os socorristas foram chamados. O menino, em estado grave, precisou ser entubado no local e foi, então, encaminhado ao Hospital Metropolitano de Sarandi.

De acordo com informações do hospital, a criança continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em coma e respirando por aparelhos. 

O menino é morador de Paranavaí. 

Em nota divulgada para a imprensa, a empresa se manifestou e explicou que o acidente aconteceu nas dependências do hotel anexo ao parque. Leia na íntegra: 

“O setor de imprensa vem a público esclarecer algumas informações sobre o ocorrido. Ontem, dia 17/12/2019 ocorreu um incidente, nas dependências do resort hotel. Uma criança passou mal na piscina coberta do Texas bar, localizada na área para hóspedes.

A criança estava na parte rasa da piscina com 50cm de profundidade, compatível com a idade e altura da criança. Os pais estavam no local, e foi o próprio pai que retirou a criança da piscina. O pai retirou após a criança ficar cerca de alguns minutos, e o pai perceber que ela não havia levantado a cabeça para respirar. Em seguida, pediu ajuda, uma vez que ela não deu sinais que estava se afogando. Havia vários hóspedes próximos, bem como nossa equipe, e como comprovado por imagens, não perceberam que a criança estava passando mal.

Logo em seguida, nossa equipe de salva-vidas e segurança realizou todo o procedimento padrão de salvamento e reanimação e encaminhou a criança, transportada devidamente com nossa ambulância e acompanhada de um enfermeiro para um hospital na cidade de Iguaraçu e então a equipe do SAMU se encarregou da continuidade do atendimento.

[A empresa] lamenta o ocorrido e ressalta que temos profissionais preparados e devidamente treinados pelo órgão responsável.

Ressaltamos que o ocorrido foi dentro da área do hotel e não no parque aquático, e ressaltamos que não houve relatos de afogamentos dentro de nosso complexo aquático em mais de 15 anos de operação do clube.”

Dicas de segurança:

Piscina

Crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto, quando próximo à água. Instale cercas de isolamento, com, no mínimo, 1,5 metro de altura ou dispositivos de segurança em todos os lados da piscina. No caso de piscina infantil, esvazie-a imediatamente após o uso. Ela deve ser guardada fora do alcance das crianças.

Banheira

Um simples descuido pode causar morte por afogamento, por isso, sempre supervisione uma criança tomando banho.

Área externa

Baldes, bacias, caixas d’água e cisternas: esvazie todos os baldes e embalagens, guarde-os virados para baixo e fora do alcance das crianças. Em caso de caixa d’água e cisternas, é preciso manter sempre com a tampa amarrada ao reservatório.

Atualizada às 12h23 para acréscimo de informações

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação