Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Incêndio já destruiu 35 mil hectares; animais tentam fugir das chamas


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 16/08/2019 às 12h25 Atualizado 23/02/2023 às 21h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta sexta-feira (16) faz seis dias que o fogo está destruindo a vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande, no extremo noroeste do Paraná. O combate às chamas é intenso. Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), dos Bombeiros, da Política MIlitar e voluntários de prefeituras trabalham sem parar para conter os focos.

As equipes contam com drones e helicópteros neste trabalho. No ar, foi possível avistar cervos do Pantanal, animal símbolo do Parque Nacional de Ilha Grande, fugindo das chamas. Segundo o ICMbio, eles estão encontrando refúgios de vegetação para se abrigar.

O biólogo, Erick Caldas Xavier, chefe da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, diz que nessa quinta-feira (15) foi possível vencer o fogo na região norte do parque. A partir desta sexta o trabalho se concentra na região sul, onde 65 pessoas trabalham para tentar conter as chamas.

De acordo com o ICMbio, o fogo faz parte do ecossistema do Parque Nacional de Ilha Grande. Ocorre naturalmente de tempos em tempos. Mas também pode ter origem criminosa.

Fotos: ICMbio

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação