Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Justiça autoriza mulher a doar rim para homem que não é seu parente


Por Redação GMC, com Assessoria de Comunicação Publicado 01/07/2019 às 19h56 Atualizado 23/02/2023 às 04h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A 1ª Promotoria de Justiça de Quedas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, obteve autorização judicial para que uma mulher possa doar um rim a um homem que não é seu parente, mas com o qual tem vínculo afetivo. O marido da doadora é tio da esposa do receptor.

A legislação em vigor apenas autoriza a doação de órgãos entre vivos (com exceção da medula óssea, cuja doação é livre) para parentes até quarto grau ou mediante autorização judicial.

O Ministério Público do Paraná considerou justificável a busca da autorização do Judiciário, tendo em vista o vínculo afetivo entre doadora e receptor.

Desde aproximadamente um ano, o receptor precisa submeter-se a diálise, sendo diagnosticado com insuficiência renal em estágio avançado, com indicação de transplante.

Dada a gravidade de seu estado, vários parentes fizeram exames de compatibilidade, e a doadora foi considerada apta para fornecer um rim para o transplante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação