Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Morre Hiroshi Fukumoto, o guardião da nascente do Rio Pirapó


Por Monique Manganaro Publicado 21/05/2019 às 13h24 Atualizado 22/02/2023 às 12h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Morreu no domingo (19), em Apucarana (a 70 quilômetros de Maringá), Hiroshi Fukumoto, o guardião da nascente do Rio Pirapó, aos 88 anos. Por aproximadamente 70 anos, Fukumoto cuidou pessoalmente da nascente do Rio Pirapó, para garantir a preservação da área. 

Mecânico aposentado, o guardião morou por anos em uma casa de madeira no centro de Apucarana, local onde fica a nascente do rio. Em nota oficial, o prefeito da cidade, Junior da Femac, lamentou a morte de Fukumoto e garantiu que o município vai continuar o trabalho de preservação da área. 

“O seu Hiroshi Fukumoto deu esta inestimável contribuição ao meio ambiente por décadas, no anonimato. […] O Poder Público dará continuidade à preservação deste espaço, seguindo o exemplo deixado pelo seu Hiroshi Fokumoto que zelou com carinho e dedicação pela nascente do Rio Pirapó por tantos anos”, assegurou o prefeito. 

No ano passado, a Câmara Municipal de Maringá reconheceu o trabalho desenvolvido por Fukumoto. Durante a Semana de Defesa do Meio Ambiente Annibal Bianchini da Rocha, os vereadores entregaram o título de Mérito Comunitário e Brasão do Município na Câmara de Maringá ao guardião do Rio Pirapó. 

Como parte da homenagem, a TV Câmara produziu uma reportagem sobre o trabalho e dedicação do apucaranense. Assista

O corpo de Hiroshi Fukumoto foi sepultado na manhã desta segunda-feira (20), no Cemitério Cristo Rei, em Apucarana.

Com informações da Câmara Municipal de Maringá e da Prefeitura de Apucarana 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação