Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Os caminhoneiros farão uma nova greve? Veja o que se sabe até agora


Por Monique Manganaro Publicado 25/03/2019 às 13h47 Atualizado 20/02/2023 às 18h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Movimentações a respeito de uma nova greve dos caminhoneiros no Brasil ganharam força nos últimos dias. Mensagens compartilhadas nas redes sociais chamam a atenção da população para uma paralisação que começaria ainda neste mês.

No entanto, a informação de que os trabalhadores estariam organizados para iniciarem um novo protesto já nos próximos dias foi desmentida pelo presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Maringá e Região, Osvaldo Reginato. De acordo com ele, as negociações da categoria com o governo federal continuam e, enquanto o cenário se mantiver, os caminhoneiros não devem paralisar.

“Por enquanto, são apenas boatos”, afirmou Reginato. O presidente do sindicato explica que em alguns locais, como Curitiba, os trabalhadores estariam organizando uma passeata como forma de manifestação. Porém, na região de Maringá, nenhum ato semelhante está previsto até o momento.

Mesmo sem previsão de uma nova greve, os caminhoneiros não descartam a possibilidade caso as reivindicações feitas pela categoria deixem de ser atendidas pelo governo.

Na semana passada, em nota, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) informou que, mesmo sem “qualquer sinal de organização dos caminhoneiros com o objetivo de realizar uma nova greve”, a entidade tem recebido inúmeros telefonemas e mensagens de motoristas descontentes com a tabela mínima para frete e a falta de fiscalização para o cumprimento desses valores.

“A entidade vem percebendo uma insatisfação muito grande da categoria, o que pode refletir em uma possível nova paralisação. Vale ressaltar que a Abcam sempre concordou com a insatisfação dos transportadores autônomos. É imprescindível a criação de uma nova tabela de frete que esteja de acordo com a realidade vivida nas estradas e que garanta os custos operacionais do transportador. Também é necessária uma fiscalização eficaz e eficiente por parte da ANTT”, destacou o comunicado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação