Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Paraná é o 4º estado com maior número de notificações


Por Redação GMC Publicado 20/04/2018 às 20h15 Atualizado 17/02/2023 às 12h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Paraná é o 4º estado com mais casos notificados de febre amarela, conforme o Ministério da Saúde. De acordo com dados divulgados pelo Ministério, o Paraná está atrás do Rio de Janeiro, com 453 casos; Minas Gerais (1.444) e São Paulo (2.558). Estatística é de 1º de julho de 2017 a 17 de abril deste ano. Neste período, o Brasil registrou 1.157 casos de febre amarela e 342 mortes decorrentes da doença.

Os números apontam um crescimento de 41,9% no nas mortes e 57% no total de casos, segundo a Saúde. Quanto aos óbitos, praticamente todos estão concentrados em Minas Gerais (156), São Paulo (120) e Rio de Janeiro (64), à exceção de uma morte ocorrida no Distrito Federal e outra no Espírito Santo.

Segundo o Ministério da Saúde, a preocupação em relação à doença decorre não só do aumento do número de registros em relação ao ano passado, mas devido ao fato do vírus estar circulando em regiões metropolitanas com maior contingente populacional, o que pode gerar mais infecções, inclusive em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina.

Sintomas e prevenção
A febre amarela é uma doença viral que causa dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e, principalmente, febre. Os sintomas duram em média três dias. Em alguns pacientes, o vírus da febre amarela ataca o fígado. São as complicações hepáticas que levam as pessoas infectadas a ficar com uma cor amarelada, daí o nome febre amarela. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que em torno de 30% das pessoas que contraem a doença podem morrer, se não forem diagnosticadas precocemente.


Dados: Agência Brasil
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação