Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Processo seletivo vai escolher diretores de Núcleos de Educação


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 18/01/2019 às 10h14 Atualizado 19/02/2023 às 16h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A partir deste ano, os diretores dos Núcleos Regionais de Educação de todo o Paraná serão escolhidos por meio de processo seletivo. As inscrições abrem nesta sexta-feira (18) para diretores de escolas. Ao todo, o governo selecionará 32 profissionais. Antes, a função era ocupada por alguma indicação política.

A decisão foi tomada para dar mais profissionalismo aos Núcleos de Educação, responsáveis por gerir a rede de ensino pública e privada nas cidades. O processo seletivo é feito a partir de um credenciamento, que tem início nesta sexta e segue até o dia 3 de fevereiro. A partir daí, serão cinco etapas: análise de currículo, estudo de caso, teste online de raciocínio lógico e gestão, entrevista e apresentação de Plano de Gestão para uma banca multidisciplinar. Segundo o Governo, a última etapa ocorrerá em Curitiba.

Pode se inscrever quem já foi diretor de escolas e quem já esteve na direção de núcleo ou na assistência. Na avaliação de Luciano Santos, chefe do Núcleo Regional de Educação em Maringá provisoriamente, a medida vai aprimorar a gestão escolar. 

Nas gestões anteriores, o cargo de diretor era uma indicação política. E aí o gestor demorava para se tomar parte dos trabalhos, diz Santos.

Até o começo da noite desta quinta-feira (17), o Governo do Paraná não havia divulgado o tempo que o processo de seleção levará.

Ouça a reportagem

Foto da capa: ilustrativa/Freepik/Domínio Público

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação