Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Trem da Serra do Mar terá vagão de luxo com varanda panorâmica


Por Marcelo Toledo/Folhapress Publicado 13/02/2019 às 11h43 Atualizado 20/02/2023 às 00h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um novo vagão ferroviário de luxo, com uma varanda panorâmica, será inaugurado na rota entre Curitiba e Morretes, no Paraná.

Produzido originalmente em 1954, o carro de passageiros, que será colocado em operação a partir de março, foi comprado em um leilão em Vitória (ES) e foi batizado de Barão do Serro Azul. Terá capacidade para transportar 32 passageiros.

O nome é uma homenagem a Ildefonso Pereira Correia (1849-1894), maior produtor de erva-mate do mundo e que foi morto durante a Revolução Federalista na ferrovia Paranaguá-Curitiba.

O custo para ser colocado em operação -leilão, transporte a partir do Espírito Santo, projeto, reforma, restauração e mobiliário- chegou a R$ 530 mil, de acordo com a Serra Verde Express. O valor é semelhante aos gastos por entidades de proteção como a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) para recuperar carros de passageiros.

O projeto retrofit foi assinado pela arquiteta Lucille Amaral e desenvolvido com madeira certificada e materiais sustentáveis. A varanda panorâmica terá seis metros quadrados.

O vagão vai operar a rota Curitiba-Morretes-Paranaguá, uma das principais do país. Embora a rota leve o nome de três destinos, a rota ferroviária termina em Morretes e não chega mais a Paranaguá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação