Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Uso de lodo de esgoto na agricultura será ampliado no Paraná


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 30/11/2018 às 10h22 Atualizado 19/02/2023 às 04h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta quinta-feira (29), uma parceria foi firmada para ampliar a destinação de lodo de esgoto de Maringá para agricultura de todo o estado. O evento foi realizado em Santa Fé (a 50 quilômetros de Maringá). A parceria é para desenvolvimento de um plano de trabalho para destinação do lodo, explica a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Fabiana Campos.

Em 2017, quase 30% do lodo de esgoto destinado para a agricultura paranaense foi de Maringá. Ao todo, a cidade destinou 4.540 toneladas de lodo para propriedades rurais, que foram utilizados nas lavouras. No estado, em 11 anos, o volume destinado das Unidades de Gerenciamento de Lodo passa de 280 mil quilos. Os dados são da Emater e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). 

Ouça a reportagem completa

Ao fazer a destinação do lodo de esgoto, todos ganham. A empresa, o agricultor e o meio ambiente.

A ideia é que após o evento aumente o número de cadastros de agricultores interessados em utilizar o lodo de esgoto em propriedades rurais. Segundo a Sanepar, todo o trabalho técnico junto aos agricultores será desenvolvido pelos profissionais do Emater. O lodo cedido de graça fertiliza o solo e corrige o pH, contribuindo para o aumento da produtividade e reduzindo o custo da produção dos agricultores. Na região de Santa Fé, a utilização é feita em lavouras de café.

Foto da capa: Imagem ilustrativa/Google Imagens/CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação