Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Familiares pedem que os Direitos Humanos monitorem rebelião


Por Monique Manganaro, com informações de Luciana Peña Publicado 05/10/2018 às 13h40 Atualizado 18/02/2023 às 12h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

“Tem muitos policiais entrando com fuzil e nós estamos com medo de acontecer alguma coisa com a nossa família”, diz a mulher de um dos detentos.

Depois de mais de 24 horas de rebelião, a falta de informações sobre o que acontece dentro da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) preocupa as famílias dos detentos. O motim começou por volta das 9h30 desta quinta-feira (4), quando um agente penitenciário e dois detentos do seguro foram rendidos por presos da galeria 7.

No começo da manhã desta sexta-feira (5), alguns familiares pediam que representantes dos órgãos de proteção aos direitos humanos acompanhassem a situação. “Tem muitos policiais entrando com fuzil e nós estamos com medo de acontecer alguma coisa com a nossa família”, afirma a mulher de um dos detentos da PEM, que preferiu não se identificar. Segundo ela, as famílias que acompanham a situação em frente à penitenciária ouviram gritos vindos de dentro do complexo hoje pela manhã. A mulher está no local desde às 11h desta quinta.

Luiz Carlos Vieira é pai de um dos detentos da galeria 7, onde começou a rebelião, e se diz preocupado com a situação por causa da falta de informações. “Eu queria saber alguma coisa, como ele está. Dizem que tem dois reféns e eu queria saber quem são”, comenta Vieira.

De acordo com a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maringá, ao menos dois advogados já estão dentro da penitenciária acompanhando a rebelião. O Portal GMC Online ainda não obteve retorno desses profissionais.

O Ministério Público também acompanha o caso, mas a promotoria responsável preferiu não dar entrevistas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação