Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Operação Canário: MP cumpre mandados judiciais em Paranavaí e Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 10/12/2019 às 13h48 Atualizado 25/02/2023 às 06h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Policiais militares, agentes penitenciários e agentes do Ministério Público do Paraná cumpriram nesta terça-feira, 10, um total de 20 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em vários estados na Operação Canário. Mandados judiciais também foram cumpridos em Maringá e Paranavaí (a 77 quilômetros de Maringá). 

O objetivo é coibir a ação de uma organização criminosa que age de dentro de presídios. 15 dos alvos de mandados de prisão já estão em cadeias. Essa organização é investigada por vários crimes, entre eles tráfico de drogas e latrocínios.

O promotor de Justiça Francisco Hernandes Lopes diz que mandados judiciais foram cumpridos em Maringá e em Paranavaí, onde está o núcleo da facção criminosa. “Parte do grupo foi transferida para outro estabelecimento prisional. Além disso, nas buscas, foram localizadas quantias em dinheiro, drogas, que estão sendo conduzidas para a delegacia de polícia para os eventuais flagrantes. O restante da documentação vai ser apreendida e analisada na finalização dessa investigação para desarticular o núcleo dessa facção criminosa aqui em Paranavaí”, afirma o promotor. 

Segundo ele, grande parte das pessoas que fazem parte da quadrilha – seja lideranças presas ou associados que estão fora dos presídios – está envolvida em crimes como associação para o tráfico de drogas, tráfico de drogas, extorsões, tentativas de homicídio, lesões corporais, ameaças, além de porte e posse ilegal de arma de fogo. “Eles têm atuação em diversos tipos de delito, tudo para angariar não só poder a esse grupo criminoso, mas também recursos financeiros”, detalha Lopes. 

Os crimes são praticados em vários estados. Mas os comandos partem de dentro de presídios do Paraná.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação