Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Polícia investigará alunos de Medicina expulsos da Unicesumar


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 05/09/2019 às 18h00 Atualizado 24/02/2023 às 03h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Polícia Civil de Maringá instaurou um inquérito para investigar os quatro jovens expulsos da Unicesumar. Segundo a instituição, eles fraudaram o vestibular de Medicina. Os agora ex-alunos cursavam o primeiro semestre de graduação. A informação sobre a retirada deles foi divulgada nesta quarta-feira (4).

De acordo com o centro universitário, em sindicância interna, os jovens confessaram que fraudaram o vestibular. Eles teriam pagado para que outras pessoas fizessem as provas para eles.

O trabalho da Polícia Civil deve levar pelo menos 30 dias. Nesse período, os quatro devem ser ouvidos. Além disso, as pessoas que teriam feito as provas também serão convocadas pelos investigadores. Se for necessário prazo do inquérito será ampliado.

De acordo com o delegado-chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Adão Rodrigues, os jovens podem ser acusados de estelionato e falsidade ideológica. Existe a possibilidade, também, de formação de quadrilha.

“A instituição encaminhou a documentação para a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência, com relação aos fatos também. Agora o trabalho da Polícia Civil vai ser aprofundar a questão com a análise de toda a documentação e em relação aos ex-alunos, que a princípio fazem parte desta fraude. Isso para a gente identificar também as outras pessoas que participaram disso e entender como foi pago e a quem foi pago”, disse.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Este não é o primeiro caso em Maringá. Na própria Unicesumar, em um vestibular anterior, 11 candidatos foram retirados da prova tentando fraudar o processo de medicina. O delegado diz que fraudes como essa são comuns.

O curso de Medicina da Unicesumar é o mais concorrido da instituição. Tanto que as provas para o ingresso, diferentemente dos vestibulares de outros cursos, são realizadas por uma empresa terceirizada.

Atualmente, a mensalidade para quem ingressa no curso é de R$ 8,8 mil. O centro universitário Unicesumar tem, ao todo, 1.413 alunos estudando Medicina.

Os jovens expulsos são de Mato Grosso, Goiânia e de cidades da região de Cascavel.

Atualização às 16h20 de quinta-feira (05):

Diferentemente do que a reportagem informou em um primeiro momento, os quatro estudantes expulsos não começaram a ser investigados ao mesmo tempo devido a uma denúncia. Dois deles já estavam sendo por conta de uma auditoria feita nas provas do vestibular de inverno. Aí, depois, a denúncia foi feita e investigou outros dois estudantes.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação