Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Quadrilha ataca bancos na Grande SP e ao menos 11 são mortos


Por Folhapress Publicado 04/04/2019 às 19h49 Atualizado 20/02/2023 às 23h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma quadrilha formada por ao menos 25 criminosos explodiu caixas eletrônicos de dois bancos em Guararema (cidade da Grande SP), na madrugada desta quinta-feira (4).

A Polícia Militar interveio, houve troca de tiros e, segundo a corporação, ao menos 11 criminosos foram baleados e morreram durante a tentativa de roubo. Um suspeito foi preso e outros 13 permanecem foragidos. Nenhum policial se feriu na ação.

A ocorrência começou na madrugada, por volta das 4h30. As agências do Banco do Brasil, que fica ao lado da delegacia da cidade, e do Santander foram atacadas pelo bando.

Na fuga, parte do grupo entrou em uma casa, na estrada Municipal Doutor Hércules Campagnoli, e manteve uma família (casal e uma criança) refém. Ao escapar da residência, um criminoso foi baleado.

De lá, os criminosos entraram numa região de mata do município. Uma megaoperação da polícia cerca a área para tentar localizar os demais membros da quadrilha. Há mais feridos entre os fugitivos, segundo a PM.

Em entrevista à TV Globo, Mário Alves da Silva, o comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), disse que os criminosos já eram monitorados pelo Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público. “Já sabíamos que eles fariam um ataque na região territorial das cidades de Jacareí e Guararema”, informou.

“Só que não sabíamos o local exato desse ataque. Por isso, reforçamos a segurança nessas duas cidades nas últimas 24 horas”, acrescentou o comandante.

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou os policiais pela ação que culminou nas mortes. “Parabéns aos policiais da ROTA (PM-SP) pela rápida e eficiente ação contra 25 bandidos fortemente armados e equipados que tentaram assaltar dois bancos na cidade de Guararema e ainda fizeram uma família refém. 11 bandidos foram mortos e nenhum inocente saiu ferido. Bom trabalho!”, escreveu nesta tarde em uma rede social.

O governador João Doria (PSDB) já havia se manifestado de forma semelhante mais cedo, anunciando que eles serão condecorados pelo estado. “Colocaram no chão dez facínoras, mandaram para o cemitério dez facínoras”, disse a uma plateia de empresários e agentes do mercado financeiro na capital paulista.

Para o comandante, o bando estava preparado para uma “ação de guerra”. “Estavam equipados com luvas, balaclava e armas de grosso calibre”, disse. Os criminosos também usaram cinco carros blindados.
A polícia apreendeu, até o momento, sete fuzis, quatro pistolas, duas espingardas calibre 12 e uma grande quantidade de explosivos.

O Santander informou, por meio de nota, que está “colaborando com as investigações e que nenhum valor foi levado da agência”. O Banco do Brasil disse que não há previsão de reabertura de sua agência. “Equipes técnicas vão ao local para avaliar os danos à estrutura de prédio da unidade”, informou.

“O Banco do Brasil trabalha para a normalização do atendimento no menor espaço de tempo e colabora com as investigações”, segundo trecho de nota encaminhada à reportagem.

Acabou a paz

A ação dos criminosos causou terror na pequena Guararema e interrompeu o sossego dos 28 mil habitantes da cidade localizada a 80 km da capital paulista.

Guararema é conhecida pelos baixos índices de violência. Entre janeiro de 2016 e julho de 2018, a cidade foi a única entre as 39 da Grande São Paulo que não registrou assassinatos, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública do estado.

Além da colaboração entre população e autoridades, a segurança do município, sob gestão de Adriano de Toledo Leite (PR), é reforçada desde 2016 por uma “muralha eletrônica”, como diz a prefeitura, constituída por 98 câmeras de monitoramento.

O delegado seccional de Mogi das Cruzes, na Grande SP, Jair Barbosa Ortiz, que responde por Guararema, afirmou à época da divulgação dos dados que o município é “especial”. “Os moradores da cidade se conhecem. Isso cria uma zona de conforto e um freio moral, pois como quase todos se conhecem, não vão querer se prejudicar.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação