Fechar

Política

Eleições

Bolsonaro vai a 26% e quatro empatam em segundo lugar, diz Ibope

Publicado por Folhapress, 08:39 - 12 de Setembro de 2018

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça (11) mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial, com 26% das intenções de voto, e quatro candidatos tecnicamente empatados na disputa pelo segundo lugar -a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


É o primeiro levantamento do instituto após o ataque ao capitão reformado, na última quinta (6), durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Foram ouvidos 2.002 eleitores de 145 cidades entre os dias 8 e 10 de setembro.


Atrás de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (PDT), com 11%, seguido por Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 9%, e Fernando Haddad (PT), com 8%. Nesta terça, o ex-prefeito de São Paulo foi oficializado como candidato do PT ao Planalto no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


No pelotão de baixo da disputa, os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) aparecem com 3% cada. Pela margem de erro, estão tecnicamente empatados com Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lucia (PSTU), que alcançaram 1%, e Guilherme Boulos (PSOL), Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL), que não atingiram 1%.
Brancos e nulos somam 19%, enquanto 7% não souberam ou preferiram não responder.


Na comparação com a última pesquisa feita pelo Ibope, em 5 de setembro, Bolsonaro subiu quatro pontos -aparecia com 22%-, enquanto Ciro oscilou um ponto para baixo e Marina caiu três. Já Haddad oscilou dois pontos para cima dentro da margem de erro e Alckmin registrou o mesmo índice do levantamento anterior.


O Ibope apontou ainda empates técnicos nas quatro simulações de segundo turno apresentadas, todas com Bolsonaro entre os candidatos. Ele alcançaria 37% nas disputas com Ciro (40%) e Alckmin (38%), 38% na disputa com Marina (também 38%), e 40% em um cenário com Haddad (36%).


Quanto à rejeição dos candidatos, Bolsonaro atinge 41%, seguido por Marina (24%), Haddad (23%), Alckmin (19%), Ciro (17%), Meirelles, Cabo Daciolo, Eymael , Boulos e Vera (todos com 11%), Amoêdo (10%), Alvaro Dias (9%) e João Goulart Filho (8%).


A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR05221/2018. O nível de confiança é 95%. A contratante foi a Ibope Inteligência.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo