Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Comitê 9840 recebe quase 50 denúncias de crimes eleitorais


Por Carina Bernardino/ CBN Maringá Publicado 21/09/2018 às 21h23 Atualizado 18/02/2023 às 09h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O primeiro balanço do aplicativo OAB Voto Legal, que entrou em funcionamento no final de agosto, foi divulgado nesta sexta-feira (21).

Até o momento, o Comitê 9840, que fiscaliza crimes eleitorais, recebeu 49 denúncias.

Todas foram analisadas e 39 foram encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral do Paraná. Outras sete foram arquivadas e três estão em andamento.

Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o número de denúncias é considerado baixo. É que na última eleição, pelo aplicativo, foram feitas mais de mil denúncias e cerca de 600 foram encaminhadas ao MP.

A integrante da Comissão de Direito Eleitoral da AOB Maringá, Nargila Bertolino Medori, disse, em entrevista à CBN Maringá, que as denúncias mais comuns são de propagandas irregulares na internet, como de posts patrocinados sem a indicação do CNPJ da campanha do candidato.

Pela ferramenta, também foram denunciados servidores que fizeram campanha no horário do expediente, campanhas realizadas em locais não permitidos, fake news e distribuição de material de campanha de candidato que teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A ideia é que a plataforma funcione até depois das eleições, como um canal estadual de denúncia de crimes eleitorais. O aplicativo OAB Voto Legal é gratuito e está disponível no Google Play e na App Store.

Foto de capa: Agência Brasil

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação