Fechar

Política

Educação

Compra de vagas em creches é aprovada em 2ª discussão na Câmara

Publicado por Victor Simião/CBN Maringá, 12:13 - 13 de Setembro de 2018

O projeto de lei da Prefeitura de Maringá que trata sobre a compra de vagas em escolas particulares para a educação infantil na cidade foi aprovado pelos vereadores em segunda discussão, na manhã desta quinta-feira 13). A emenda ao projeto original também foi aprovada. Por isso é necessária mais uma discussão antes da aprovação - que deve ocorrer na próxima terça feira (18).


Dos 12 vereadores presentes na sessão, 9 votaram a favor e dois foram contrários. O presidente não vota.


Um dos que votaram contra foi o vereador Carlos Mariucci (PT). Na avaliação dele, a iniciativa é ruim porque quem paga creche vai querer não pagar, já que o município vai comprar vagas.


Servidores da educação acompanharam a discussão. Enquanto representantes do sindicato foram contrários, os servidores da educação apoiaram o projeto.


A Prefeitura de Maringá já justificou a iniciativa. Há cerca de 3 mil crianças na fila para os centros municipais de Maringá. Como o poder Municipal não tem servidores para colocar em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de por causa dos gastos da folha, a prefeitura vai comprar vagas na rede privada.


O valor a ser gasto com isso em 2019 deve chegar a R$ 48 milhões.


Duas emendas foram apresentadas. Uma delas, do vereador Sidnei Telles (PSD), alterou um trecho da lei para deixar clara a idade de quem pode ser contemplado pela iniciativa: crianças entre 0 e cinco anos.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo