Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Eleições e fake news serão debatidas em palestra na Câmara


Por Redação GMC Publicado 06/09/2019 às 11h12 Atualizado 24/02/2023 às 03h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

“Fake news e assessoria de imprensa nas eleições 2020” é o tema da palestra que o jornalista Erikson Rezende realizará na Câmara de Maringá, na próxima segunda-feira (9), às 15 horas. Segundo ele, o volume de notícias falsas produzidas e compartilhadas pela internet é algo preocupante porque atingem negativamente a imagem da pessoa, que vira alvo das mensagens.

“O papel da imprensa na orientação dos cidadãos envolvidos nessa rede é fundamental. Durante a palestra, vou sugerir algumas dicas para o internauta identificar as fake news como, por exemplo, descobrir se o site utilizado é de confiança e a fonte citada é verdadeira”, explicou o palestrante, que é especialista em Oratória.

Para convencer o receptor da mensagem, os autores de fake news reproduzem com detalhes minuciosos o visual de sites de notícias. O objetivo do evento é alertar jornalistas e assessores políticos para o risco crescente a cada novo pleito eleitoral.

“Vamos discutir a importância da notícia bem apurada, divulgada pelos veículos de comunicação, os prejuízos que uma fake news pode causar na sociedade, os perigos ao compartilhar esse tipo de material sem antes se perguntar ‘a quem interessa tal informação e se tem mesmo veracidade’, e como identificar uma fake news”, completou.

Trajetória

Rezende é repórter, em Maringá, e já atuou como editor de TV, professor universitário e assessor de imprensa.

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas com a Escola Legislativa da Câmara Municipal, pelo telefone: (44) 3027-4148.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação