Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Professor, doutor, pastor: candidatos se identificam pela carreira


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 29/09/2018 às 14h45 Atualizado 18/02/2023 às 11h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na eleição deste ano, alguns candidatos utilizam a titulação antes do nome. Dessa forma, apresentam a carreira que escolheram para, quem sabe, conseguir a empatia do eleitor.

Dos 767 candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa, 46 se identificam como professores; 21 como doutores e 9 como pastores.

Tentam vaga na Câmara Federal 450 candidatos do Paraná. 43 colocam antes do nome a palavra professor; 10 colocam doutor; e 6 pastor.

Não à toa, esses itens estão relacionados à saúde, à educação e à religião: temas que interessam ao brasileiro. Mas na prática isso funciona?

Não necessariamente, avalia o cientista político Tiago Valenciano. Há uma ideia de autoridade mas também de histórico de vida, disse ele em entrevista à CBN Maringá.

Quanto a ser efetivo, o cientista político diz que não necessariamente porque, no Brasil, a carreira política tem muito mais variáveis do que uma palavra antes do nome.

Foto de capa: Reprodução/EBC

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação